EnglishEspañolPortuguês

Ex-jogador de basquete participa da libertação de 6 pandas em seu habitat natural

13 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Yao Ming segura panda durante libertação (Foto via Twitter/@si_vault)

Um grupo de seis pandas gigantes criados em cativeiro foi devolvido para seu habitat natural no Vale dos Pandas em Dujiangyan, próximo à cidade sudoeste chinesa de Chengdú, graças ao ex-jogador de basquete chinês Yao Ming, na conclusão do primeiro projeto de conservação da espécie.
Posto em prática há 50 anos, o projeto que impulsiona o desenvolvimento sustentável e inclui o retorno dos pandas gigantes a seu habitat natural completou seu primeiro objetivo de pesquisa para o controle e reabilitação da espécie em Chengdú, segundo seu diretor, Zhang Zhihe.
A antiga estrela chinesa do Houston Rockets destacou a importância do cuidado e da pesquisa sobre o habitat dos pandas gigantes e pediu que se cumpram todos os objetivos referentes à proteção da espécie.Yao Ming foi o encarregado de libertar ontem (11), junto a líderes políticos provinciais, os seis ursos no Vale dos Pandas, área selvagem controlada entre o cativeiro e a zona selvagem primária que foi recuperada ecologicamente após o terremoto que causou mais de 80 mil mortes na província de Sichuan, em 2008.
“No momento da libertação me senti muito nervoso, pois nunca tinha feito algo parecido. Os pandas gigantes não somente são nossos amigos, mas uma parte central da natureza da região e por isso continuarei colaborando com a organização de proteção de vida selvagem”, disse o ex-jogador à agência EFE.
Antes do retorno à vida selvagem, a saúde de Xinrong e Xingya (gêmeos), Gongzai, Yingying, Zhizhi e Qiqi, escolhidos por suas habilidades para se adaptar ao meio selvagem, foi examinada meticulosamente e relatórios sobre sua idade e antecedentes genéticos foram elaborados. Os pesquisadores destacaram que a escolha dos seis animais adolescentes também se baseou em seu comportamento diário, como socialização, hábitos de viver, de alimentar-se, e até de jogar.
Há 30 anos, os pandas gigantes de Chengdú estavam em extinção por conta da falta de alimentos e da destruição ambiental de seu habitat natural. Porém, o resgate de alguns exemplares impulsionou o projeto de conservar a espécie com técnicas de reprodução artificial que até o momento proporcionaram o nascimento de 108 pandas gigantes na Base do Panda de Chengdú, organização que se dedica à pesquisa, cativeiro, reprodução, conservação, educação e turismo de natureza.
A ONG, além de criar pandas gigantes selvagens, protege os pandas vermelhos, macacos dourados e outros animais selvagens em risco de extinção. O Vale dos Pandas tem uma extensão de mais de dois mil hectares e acolherá temporariamente os ursos para que possam retornar à vida selvagem na Reserva Natural do Panda Gigante depois do cativeiro. Nos próximos dez anos, os pesquisadores contam com o aumento de 12 para 42 exemplares na população de pandas gigantes.
O próximo envio de um casal de pandas gigantes de Chengdú (Iuane Zai e Huan Huan, nascidos em 2008) será para a França, no dia 15 de janeiro, com destino ao zoológico da cidade de Saint Aignan, onde os especialistas cuidarão e estudarão a espécie em perigo antes de seu retorno à vida selvagem.
Com informações do Terra

Você viu?

Ir para o topo