EnglishEspañolPortuguês

Animais invadem centros urbanos em busca de comida e abrigo

13 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

A capivara foi encontrada no bairro Santa Rita. (Foto: Anderson Cerejo)

Na foto ao lado é possível ver uma capivara circulando no bairro Santa Rita, em Tatuí, interior de São Paulo. O flagrante, feito por um morador, mostra o que preocupa ambientalistas: os animais silvestres estão perdendo parte do habitat natural. Com isso, chegam aos meios urbanizados ou habitados por pessoas.
No mesmo dia em que a capivara foi fotografada, um tamanduá-bandeira tinha sido capturado pelo Corpo de Bombeiros do município. O tamanduá caminhou pelas ruas do bairro Caixa D’Água. Está é uma preocupação dos ambientalistas.
Segundo dados da Polícia Ambiental, que atende 11 municípios na região de Itapetininga, em 2011 foram capturados 14 animais silvestres, além de 575 aves em meios urbanos.
O aparecimento desses animais chama a atenção de especialistas. Para o ambientalista, Fernando Rosa Junior, a aproximação pode significar desequilíbrio no meio natural. “Eles podem migrar para o meio urbano por vários motivos. A região é agrícola e com pouca mata. Os animais estão chegando em busca de alimentos e tentando se adaptar as mudanças em seu habitat natural”, explica.
Fernando afirma ainda que o problema se agrava com o desmatamento e poluição de nascentes e rios. “Os animais precisam ter aporte de comida, habitat, e água para sobreviver. Se não encontram esses elementos, é instinto deles procurar para sobreviver”, afirma.
Ainda de acordo com o ambientalista Fernando, outro fator deve ser considerado: o tráfico de animais. “As pessoas trazem os animais silvestres para regiões urbanas, mas após o crescimento, soltam os bichos em qualquer mato”, comenta.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo