EnglishEspañolPortuguês

Inpa realizará levantamento sobre associação entre pesca e matança de botos no Amazonas

11 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

População de boto-vermelho vem diminuindo 10% ao ano, segundo levantamento do Inpa (Divulgação/ Inpa)

Pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), entidade vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vão iniciar um levantamento sobre a pesca da piracatinga na região dos municípios de Manacapuru e Beruri para avaliar os impactos que esta prática causa na matança do boto vermelho e tucuxi. No mercado consumidor, a piracatinga é conhecida como douradinha.
Estão previstas como ação deste projeto, além das atividades de campo para caracterizar a pesca, a contratação de comunitários para auxiliar o monitoramento, eventos de Educação Ambiental e palestras sobre os botos em pelo menos 10 comunidades da região. A área pesquisada também incluirá a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus.
O estudo será financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que também assinou com a Ampa outra parceria: a expansão de ações junto a escolas de comunidades ribeirinhas inseridas na área de reintrodução de peixes-bois da Amazônia à natureza. O financiamento foi anunciado nesta segunda-feira (02), pelo Inpa.
Matança
Pesquisas realizadas por cientistas do Inpa por meio do Projeto Boto mostram que a população de boto, sobretudo o vermelho, vem diminuindo 10% ao ano, em algumas regiões da Amazônia.
Uma das razões para essa redução, segundo estudos realizados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), é o aumento da matança para a pesca da piracatinga, peixe necrófago conhecido como “urubu d’água”.
Por essa razão, a Ampa, em parceria com o Inpa, criou o Projeto de Pesquisa: “Nova ameaça aos golfinhos da Amazônia: Analisando a utilização do boto-vermelho e do tucuxi como isca na pesca da piracatinga”.
“Essa verba será usada na área da RDS Paigaçu-Purus, onde existe grande atividade de pesca de piracatinga há muitos anos, mas nenhum estudo sistemático em relação ao uso dos golfinhos como isca nesta atividade”, disse a idealizadora do projeto Sannie Brum.
Ela disse que um projeto anteriormente financiado pelo Inpa permitiu verificar que a pesca da piracatinga ameaça seriamente as populações do boto vermelho no Médio Solimões e provavelmente será encontrada a mesma situação no baixo Rio Purus.
Peixe-boi
O recurso destinado ao peixe-boi será por meio do “Projeto Educação Ambiental: Estratégia de conservação do Peixe-boi da Amazônia nas comunidades ribeirinhas e alunos das escolas no município de Manacapuru – Amazonas”.
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos, explicou que o financiamento vai ajudar a expandir as ações para as escolas da área do município de Manacapuru como parte do Programa de Educação Ambiental junto às comunidades ribeirinhas inseridas na área de reintrodução de peixes-bois da Amazônia.
Esse projeto irá subsidiar a terceira edição do Programa de Reintrodução de peixes-bois da Amazônia. Nessa edição, iniciada em 2011, três exemplares da espécie foram translocados, no mês de outubro, para um ambiente de semi-cativeiro no município de Manacapuru para se readaptarem às condições naturais do ambiente.
Durante o período em que os animais ficarão no semi-cativeiro, serão realizadas atividades de conscientização ambiental, por meio do Projeto recém aprovado. A proposta, segundo pesquisadores, é fazer desse local uma “Comunidade amiga do Peixe-boi”.
Fonte: A Crítica

Você viu?

Ir para o topo