EnglishEspañolPortuguês

Eles estão passando na nossa frente

10 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução

Quase todos os dias eu ouço (ou leio) alguém que quer voltar no tempo. Esses saudosistas colocam a culpa dos males do mundo nos computadores, na internet, nos gadgets, na tecnologia em geral. Para essas pessoas o segredo da felicidade está num velho livro de papel embolorado lido numa cadeira de balanço à luz de velas.
Tenho visto cenas impressionantes de bebês interagindo com iPads com uma facilidade absolutamente natural. E tenho visto bem mais que bebês: cães, golfinhos, gatos, lagartos e ratos, tocando a tela dos tablets, atentos com joguinhos que de alguma forma eles compreendem. E existe um grupo mais ambicioso chamado Apps for Apes. (Algo como “aplicativos para primatas”).
O Apps for Apes é ligado ao Zoo de Milwaukee, nos EUA. Eles perceberam que gorilas não estão nem aí para os tablets, mas que os orangotangos adoram. Eles começaram a se comunicar (via câmeras e microfones dos iPads) com orangotangos de outros zoos. Sem que ninguém os force, estão muito interessados nesses aparelhos retangulares.
Já sei: nenhum animal deveria estar preso num zoológico. Mas vamos pensar adiante. Os tablets nas mãos dos orangotangos estão criando a possibilidade impensável. Está chegando o dia em que conversaremos diretamente com os outros animais. Imagine um cão fazendo uma queixa por maus-tratos numa Delegacia de Animais usando um iPad.

Você viu?

Ir para o topo