EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de São Leopoldo (RS) ordena despejo de animais recolhidos por protetores

7 de janeiro de 2012
5 min. de leitura
A-
A+

Nicole Simone Flesch Doberstein
[email protected]
A cidade de São Leopoldo (RS) não possui centro de proteção de animais e não permite que as pessoas façam o trabalho delas voluntariamente! Tivemos o tapete puxado mais uma vez ao receber notificação para a retirada de alguns cães que estão no mesmo terreno. A prefeitura alega que o cidadão leopoldense não pode ter mais de 6 animais. No ano passado, quando o fato foi comigo com relação aos gatos, a fiscal me falou com todas as letras que eu teria um determinado tempo “para me livrar deles”. Sabemos que é assim que a nossa administração pensa, mas nós não! Nós não nos livramos deles porque são vidas, que merecem respeito, carinho, confiança… e vidas que são tutela do estado e nada está sendo feito por eles! Não subestimamos nenhum animal tratando-o como apenas mais um!
Amigos, precisamos urgentemente de lares temporários e/ou adoção permanente para alguns cães, são eles:

Magnata - Porte pequeno/ médio – vira lata - macho castrado - Paraplégico, somente movimenta as patas dianteiras, mas mesmo assim corre e brinca muito. Megacarinhoso, late pouco mas precisa ficar em um terreno regular, rara perspectiva de adoção por ser um cão especial. Se adapta muito bem às cadeirinhas de rodas, pretendemos em breve fazer uma fixa, pois a que possui é artesanal.

Chico – Porte grande – Vira Rottweiler – macho castrado - é filhotão ainda e por isso apronta bastante, corre como um doido, brinca com tudo, não para amarrado e precisa de um tempo de adaptação pois, quando recolhemos, estava muito machucado e não deixava se aproximar. Tem receio de pessoas novas, cuida do pátio. Não recomendado para local que tem gatos, ele não pega mas toca os coitadinhos.

Alemão – Porte Grande – Collie – macho castrado – Cão muito velho, muito amoroso, muito calmo. Tem poucos dentes na boca mas come bem. Dorme bastante e gosta de se rolar com o barrigão pra cima. Já teve câncer, tem alergia a pulgas.

Toddynha – Porte pequeno –Fêmea castrada – Vira latas – Marronzinha, uma gracinha, tem um pouco de receio no primeiro contato, provavelmente por também ter sido maltratada, mas bastante carinhosa quando rola um colinho. Brincalhona e espivetada.

Princesinha – “Vira poddle” branca – pequena – fêmea castrada – Muito dócil e educadinha – Ainda em recuperação, pois recolhemos atropelada recentemente, anda arrastando a patinha traseira.

Estes animais estão sob nossos cuidados (PAAR), poque alguém falhou e assim continua com relação aos animais abandonados. A alimentação, tratamento veterinário, castração, caminha quentinha, banho, água fresca… e também a incômodo com quem parece não ter mais o que fazer (lê-se prefeitura de São Leopoldo) é tudo por nossa conta.
Se você não puder ajudar, divulgue, este é o meu apelo!
Bruna Melina Flesch Doberstein
Contatos:
BRUNA: http://www.facebook.com/profile.php?id=1747591679
CANDICE: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000064236160
PAAR – http://www.facebook.com/profile.php?id=100000052794256)
Resposta da  Prefeitura
Em resposta à notícia vinculada no site da Agência de Notícia de Direitos Animais, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo esclarece que, ao contrário do que é afirmado, o município possui um Centro Municipal de Proteção Animal (CEMPA), localizado na Estrada do Socorro, 1440 – Arroio da Manteiga, próximo à Usina de Reciclagem.
O órgão foi criado em 5 de junho de 2009, pela lei municipal nº 6.899, com a finalidade de atender animais em situação de abandono e maus tratos. Atualmente o CEMPA abriga 200 cães, cuja maioria chega ao local após terem sido atropelados ou terem passado por maus tratos. De janeiro a agosto de 2011 foram realizados 931 atendimentos solicitados pela comunidade. Além disso, foram investidos R$ 70 mil em reformas estruturais, também em 2011.
Por outro lado, a legislação municipal, através do Código Municipal do Meio Ambiente (Lei nº 6463, 17 de Dezembro de 2007) não proíbe o cidadão leopoldense de criar mais de cinco animais. O artigo 131 § 2º é claro: “A criação, o alojamento e a manutenção de mais de cinco cães, com idade superior a 120 – cento e vinte – dias, caracterizará canil de propriedade privada, cujo funcionamento estará vinculado à liberação de licença ambiental, emitida pelo órgão ambiental do município”. Ou seja, para abrigar seis animais ou mais é necessária uma licença ambiental da prefeitura, que verificará as condições de abrigo, alimentação, higiene, bem-estar, descarte de dejetos, entre outros fatores. Tal medida quer evitar que os canis e gatis virem meros depósitos de animais.
Para regularizar a situação, é necessário protocolar um requerimento específico junto à prefeitura. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), através no setor de licenciamento (51-3592-6800), ou acessar o site da prefeitura (www.saoleopoldo.rs.gov.br).
Adoção
Os interessados em adotar um animal podem entrar em contato com o Cempa para marcar uma visita. É necessário levar documento de identidade e comprovante de residência em nome do adotante. O Cempa fica na Estrada do Socorro, 1440, bairro Arroio da Manteiga e o telefone é (51) 3572-0320 ou (51) 9739-3491. O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Você viu?

Ir para o topo