EnglishEspañolPortuguês

Casos de crueldade contra animais no PR mobilizam população

4 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Dois casos de crueldade contra animais em cidades paranaenses estão mobilizando usuários da internet. Por meio das redes sociais e e-mails, os internautas já marcaram duas manifestações em protesto pedindo leis mais efetivas de proteção aos animais.

Cão se refugiou em bueiro, em Guarapuava (Foto: Adonei Bonfim)

A primeira manifestação acontece neste sábado (7), em Guarapuava, na região central do PR, e tem objetivo de pedir a punição no caso de um cachorro vira-lata que foi esfaqueado e morreu na noite de sábado (31).
Com medo dos fogos de artifício, o cachorro saiu correndo de casa e se refugiou dentro da garagem da casa de Alcides Godói da Silva, que o atacou com pelo menos oito facadas.
Na internet, correm as imagens do cachorro, com marcas profundas das facadas nas costas, pernas e focinho. Ele foi regatado por Aldonei Bonfim, funcionário do Canil Municipal, de dentro de uma manilha , há cerca de 100 metros da casa do agressor.
Outro vídeo chocante mostra o cão já morto e a veterinária que o atendeu comentando os ferimentos. Ela não aguenta, e acaba chorando.
O segundo caso aconteceu em Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, em janeiro de 2010, mas só foi noticiado na última terça-feira (3), por uma emissora de televisão, que mostrou imagens de tortura a um filhote.
O vídeo, filmado por celular, mostra cinco adolescentes. Eles amarram o focinho e patas do filhote, depois prendem uma bomba em uma das patas e o jogam no mato. A bomba estoura, eles pegam o fihote, que aparenta ainda estar vivo, e colocam outra bomba na boca do cachorro e a estouram. Tudo isso enquanto riem e se divertem.
A presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, Soraya Simon, conta que teve conhecimento deste crime “extremamente revoltante”, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) em novembro do ano passado. “Eles nos mostraram as imagens encaminhadas anonimamente, mas não pudemos divulgar o fato para não atrapalhar as investigações”, diz.
A DPMA descobriu que o crime aconteceu em janeiro de 2010, em Araucária, e também identificou todos os envolvidos, que já foram intimados. O caso agora foi transferido para a Delegacia de Araucária. Dos cinco menores que cometeram o crime, dois já são maiores de idade, mas responderão pelo ato como menores.
A SPAC, segundo Soraya, também vai encaminhar as informações para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), solicitando autuação administrativa, que pode render mais R$ 3 mil de multa para cada uma deles, paralelamente ao processo criminal.
“Estes menores criminosos não serão punidos com rigor por esta atrocidade, principalmente por serem menores, o que é um grande erro na nossa legislação em geral. A crueldade que cometeram demonstra frieza e perversidade extrema. Eles têm personalidade criminosa e total falta de sensibilidade aos sentimentos alheios. Este cãozinho era um ser totalmente dependente e indefeso e sofreu fisicamente e emocionalmente da pior forma possível, na mão de indivíduos inescrupulosos e sádicos”, diz Soraya.
Manifestação Nacional
Também pela internet, os usuários se mobilizam para participar, no dia 22 de janeiro, de um evento que está sendo organizado simultaneamente em várias cidades do País. É o Movimento Nacional “Crueldade Nunca mais”.
Em Curitiba, os manifestantes pretendem se reunir, de manhã na Praça Tiradentes, no centro. Com cartazes, fotos, faixas e panfletos, eles vão caminhar em direção à Feira de Artesanato, que acontece no Largo da ordem e reúne milhares de pessoas, para denunciar os casos de crueldade e pedir apoio da população por uma lei que garanta punição efetiva a estes crimes.
Os defensores dos animais também organizaram abaixo-assinados pedindo punição para estes dois crimes, que está no site petições pública.
Saiba mais:
http://www.crueldadenuncamais.com.br/
Vídeo com imagens do caso do cão de Guarapuava: http://www.youtube.com/watch?v=9NIujoB6Uic
Petição
http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N18697
Fonte: Bonde

Você viu?

Ir para o topo