EnglishEspañolPortuguês

Milhares de animais morrem em incêndio no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

3 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Imagem área mostra fogo devastando o parque nacional de Torres del Paine, na Patagônia chilena (Foto: AFP)

Nos últimos sete dias, estima-se milhares de animais que habitam a região da Patagônia chilena tenham morrido em consequência do incêndio que já consumiu cerca de 13 mil hectares de Torres del Paine – sete mil são prados, três mil matos e o restante florestas devastadas pelo fogo. O parque natural, que fica a aproximadamente 2 mil quilômetros de distância da capital chilena, Santiago, tem uma área de 230 mil hectares e é o lar de centenas de espécies, muitas delas protegidas.
Os danos à natureza, no coração do parque, são considerados  irreparáveis para autoridades e ambientalistas. “Perdemos vidas dos animais que estão cercados pelas chamas, que não têm possibilidade de escapar, algumas espécies protegidas e é extremamente lamentável, e a perda da vegetação nas condições climáticas de Torres del Paine é também muito grave porque leva muito tempo para se regenerar, a situação é muito, muito grave “, desabafou o coordenador da ONG chilena Ação Ecológica, Luis Mariano Rendón.
Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) chamas já consumiram 8.500 hectares de mata nativa (Foto: EFE)

A deputada por Torres del Paine, Carolina Goic, que visitou a região no domingo passado disse que ” em muitas áreas do parque o panorama é desolador. Lamentavelmente a zona afetada é parte do coração do parque,” contou.
O governo chileno pediu ajuda internacional por causa da magnitude do incêndio, que começou na quarta-feira (28/12), e declarou “zona de catástrofe na Patagônia” para multiplicar a ajuda que seja necessária para acabar com o incêndio.
As chamas já consumiram cerca de 13 mil hectares do Parque. Foto: EFE

Segundo a Onemi (Departamento Nacional de Emergências do Chile),o incêndio poderá se transformar, nos próximos dias, no maior desastre ecológico sofrido pela Patagônia Chilena nos últimos 50 anos – o maior aconteceu em 2005, e consumiu 15 mil hectares do mesmo parque.
Suspeito de provocar incêndio é detido
O Departamento de Investigações Especiais dos Carabineros do Chile (polícia militarizada do país) deteve o cidadão israelense, Roter Singer. Em sua confissão, Singer disse ter provocado o incêndio de forma acidental. Caso a Justiça chilena confirme a versão de incêndio acidental, a pena pode variar de uma simples multa (a partir de mil reais) até 60 dias de prisão. Roter Singer, de 23 anos, foi colocado em liberdade provisória, enquanto a Justiça não determina uma sentença definitiva, e não poderá deixar o país, até o fim do processo.
Imagem mostra montanhas em chamas no parque chileno - Foto: Reuters

Incêndio em 2005
Em fevereiro de 2005, Torres del Paine foi palco de outro incêndio gigantesco que destruiu quase 15 mil hectares em 29 dias de fogo. Na época, o governo da República Checa se desculpou formalmente ao governo chileno, e ofereceu ajuda nos trabalhos de reflorestamento do parque.
Segundo Vicente Nuñez, diretor geral da Onemi, o incêndio de 2005 foi muito menos intenso que o atual e durou 29 dias. “Isso nos faz pensar que os trabalhos de combate a esta emergência podem durar mais de mês”, afirmou.
 

 


Você viu?

Ir para o topo