EnglishEspañolPortuguês

Cachorra atingida por rojão em Florianópolis passa bem após cirurgia

3 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Maia ficará sem audição e pode perder o olho esquerdo (Foto:Kátia Chubaci / via Facebook)

A cachorra Maia, da raça Pitbull, que foi atingida por um rojão na noite de Réveillon em Florianópolis, passa bem após uma cirurgia. O acidente aconteceu no Campeche, Sul da Ilha, e deixou o animal sem audição e sem o olho esquerdo.
De acordo com a tutora de Maia, Silviane Pivatti, cerca de 10 pessoas, entre familiares e amigos, comemoravam a virada do ano em sua casa quando um rojão foi acesso em um dos quartos. Apavorados e sem saber o que fazer, eles teriam atirado o artefato pela janela, atingindo o canil da cachorra.
“Ao atirar para fora, esquecemos da Maia. Curiosa, ela foi cheirar o rojão, que explodiu entre suas patas” conta Silviane. Após o acidente, a cadela lutou pela vida das 23h30min (hora da explosão) até as 9h da manhã do domingo, quando foi atendida pela veterinária Kátia Chubachi.
“A tutora chegou até mim apavorada e disse que não havia encontrado nenhuma clínica de plantão na madrugada do dia 1º. E realmente não tinha, eu precisei medicá-la com morfina (medicamento utilizado somente em casos de dor extrema) e anti-inflamatórios na minha casa até a manhã de segunda-feira. Se fosse um animal menor, teria morrido na hora” diz.
Maia passou por sua primeira cirurgia às 14h30 desta segunda-feira. Segundo a médica veterinária, o procedimento foi realizado para tentar conservar o olho esquerdo que tem 10% de chances de ser recuperado.
“Nesta sexta-feira faremos uma cirurgia para retirada dos pontos no olho atingido e também vamos ter ideia de se ela voltará ou não a ouvir. Se voltar, a recuperação será de 30%” explica.
Como a tutora de Maia não tem condições de arcar com despesas das cirurgias e das diárias na clínica veterinária, a ONG Amar, de Florianópolis, está recebendo doações. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 8429-9032.
Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo