EnglishEspañolPortuguês

Segundo veterinária, cadela que foi atingida por rojões em SC poderá ter visão parcial

2 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Fabrício Escandiuzzi/Terra

A cadela Maia, que feriu gravemente o olho esquerdo e perdeu a audição do ouvido direito, após ser atingida por rojões, no Campeche, bairro da região sul de Florianópolis (SC), recebeu cuidados especiais nesta segunda-feira (2). Após publicação na ANDA, o caso mobilizou internautas e gerou muitos protestos nas redes sociais.
Katia Chubaci, a veterinária que atendeu a cadela, informou que ela pode ficar surda de ambos ouvidos: “No exame clínico constatamos que o tímpano do ouvido direito está perfurado; o tímpano do ouvido esquerdo está com muito edema e hemorragia, não podendo ainda confirmar a perfuração. Aparentemente ela está surda de ambos”, disse Katia à ANDA.
Mas, segundo a veterinária, ainda há esperança para a visão: “o olho afetado (esquerdo) tem hemorragia interna e perfuração, mas ainda tem resposta pupilar, que é um bom sinal. Fiz a cirurgia conservativa neste olho (flap conjuntival) e faremos um tratamento intensivo para tentar manter o olho, mas a visão provavelmente está comprometida”, disse a veterinária.
Na sexta-feira, Maia passará por uma reavaliação do olho para ser decidido se este será retirado ou mantido. Foi realizada também a cirurgia de esterilização.
Katia informa que a cadela está internada em uma clínica sem muita luz para ajudar na recuperação.
“Ela está medicada, tomando antibióticos, analgésicos, anti-inflamatorios e recebendo muito carinho. Muito obrigada a todos que compartilharam e ajudaram neste caso”, declara Katia, emocionada.
Quem tiver interesse em ajudar pode acessar o site “Amigos dos Animais de Rua” e apadrinhar castrações.

Você viu?

Ir para o topo