EnglishEspañolPortuguês

Estudo desvenda mistério dos pássaros mortos que inspiraram Hitchcock

2 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Imagem feita em 1963 mostra Hitchcock com as aves utilizadas durante a gravação do filme (Foto: AFP)

Cientistas da Universidade da Lousiana, nos Estados Unidos, apresentaram um estudo que parece ter desvendado o mistério que inspirou o clássico de Alfred Hitchcock , Os pássaros (The Birds). Um grupo de biólogos marinhos chegou a conclusão de que as milhares de gaivotas que cometeram suicídio na costa nordeste da Califórnia em 1961 foram envenenadas.
“Estou muito convencido de que foi isso que aconteceu”, disse o biólogo Sibel Bargu, que integra a equipe de especialistas envolvidos o estudo, em entrevista a revista Time. Bargu e sua equipe afirmaram que o estômago de tartarugas e aves marinhas coletadas naquela época apresentavam elevada quantidade de uma alga tóxica que causa danos ao sistema nervoso.
Os cientistas dizem que as aves naquele ano provavelmente se alimentaram de anchovas e lulas que continham a toxina, causando danos ao cérebro e levando à morte. Outro estudo, de 2008, chegou a conclusões semelhantes, observando que o vazamento de fossas sépticas das casas recém-construídas na área poderia ter impulsionado o aparecimento de algas tóxicas na região.
O filme de 1963 aborda a morte dos pássaros dois anos antes. Para compor o clássico do cinema, Hitchcock baseou-se no livro da escritora britânica Daphne du Maurier.
Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo