EnglishEspañolPortuguês

Zoonoses de Sorocaba (SP) doa mais de 1.600 animais em 2011

28 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Cães e gatos foram adotados pela população durante as feirinhas realizadas mensalmente (Foto: Arquivo JCS)

A Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) doou 1.676 animais entre janeiro e dezembro de 2011. Foram 1.214 cães e 462 gatos que ganharam um novo lar durante todo este ano. Os bichinhos foram doados durante as tradicionais feirinhas de adoção.
Todos os animais disponíveis para adoção são cadastrados antecipadamente, passam por uma avaliação com médico veterinário, são vacinados e medicados com vermífugo. Quem adota um cachorro ou um gato nas feiras promovidas pela Prefeitura tem direito a castrar o animal na Unidade de Controle Animal (UCA). A cirurgia pode ser realizada a partir dos seis meses de vida do animal, que também receberá nova dose de vermífugos.
Leandro Arruda, chefe da Zoonoses, lembra que, além das doações de cães e gatos, as feirinhas têm um trabalho de orientação sobre posse responsável de animais. “Quem passa pelo evento pode se informar sobre as necessidades dos bichinhos de estimação e os deveres do tutor”, diz.
Em 2010, a Zoonoses doou 1.374 animais no total, sendo 1.018 cães e 356 gatos. Para a seção, o aumento do número de bichinhos adotados neste ano se deve à maior procura, por parte da população, pelos animais sem raça definida.
Ações permanentes
Sorocaba possui um programa permanente de posse responsável, que tem como objetivo orientar e promover uma reflexão na sociedade sobre o conceito de adoção consciente de animais. Além das atividades como as feiras de doação de animais, são realizados os mutirões de castrações e ações educativas em escolas, feiras e eventos, com a distribuição de material informativo.
Entidades instaladas na cidade também desenvolvem importante trabalho de conscientização sobre a adoção responsável, combate aos maus-tratos contra os animais e, algumas delas, promovem feirinhas de doação periódicas. Essas instituições somam esforços com o poder público no sentido de reduzir o número de animais nas ruas e o abandono, além de promover o controle da população animal, não apenas nas ruas, mas também nos domicílios.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo