EnglishEspañolPortuguês

Grupo Vanguarda Abolicionista promove ação de conscientização em Porto Alegre (RS)

12 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Dez horas de atividades, milhares de pessoas abordadas (Foto: RSantini)

Marcando a passagem do Dia Internacional dos Direitos Animais, a Vanguarda Abolicionista realizou neste domingo, 11 de dezembro, um ato público em frente ao Colégio Militar, em Porto Alegre. Os ativistas levaram uma dúzia de banners coloridos – contra consume de carne, couro, peles, carroças, etc – e distribuíram milhares de folderes ‘Direitos Animais’, do professor Gary Francione, e do International Animal Rights Day em português, do grupo co-irmão Uncaged.
De forma lúdica, grupou provocou e questionou sobre a participação de cada um na exploração dos animais não-humanos (Foto: RSantini)

Os chamarizes desta edição do DIDA, sempre marcado pela criatividade no contato com o público não-iniciado, incluíram um ativista vestido de açougueiro, coberto de sangue falso, e uma instalação denominada ‘No Smile Box’, inspirada em uma obra artística de Yoko Ono. A caixa forrada com imagens das diferentes formas de exploração animal – engaiolado, castrado, abatido, abandonado, fisgado, testado, confinado e outros – tinha a tampa aberta, atiçando a curiosidade dos passantes. Ao espiarem o fundo, viam o próprio rosto refletido em um espelho, com a frase ‘Seja a mudança que você quer no mundo’, de Mahatma Gandhi. A reação era visível.
Foto: RSantini

Ao longo do dia, em um exaustivo trabalho, a Vanguarda Abolicionsita procurou levar a mensagem do veganismo, libertação animal e anti-especismo a um público leigo, que em sua maioria nada sabia sobre direitos animais. Dois índios da tribo Charrua pediram orientação aos ativistas a respeito de cavalos que, após serem retirados da carroça, lhes foram entregues pela EPTC. Também foram dirimidas muitas dúvidas em relação à opção de vida dos veganos, esclarecendo questões práticas sobre alimentação e vestimenta, em uma ação pedagógica que permitiu levar informação massiva às milhares de pessoas que circularam pela rua José Bonifácio, das 8h às 18h.
Veja um vídeo com trecho da ação:

Você viu?

Ir para o topo