EnglishEspañolPortuguês

Decorações natalinas em shoppings geram mais protestos de defensores dos animais

5 de dezembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Pelo menos dois shoppings centers do Brasil estão sendo alvos de ações do movimento de defesa dos animais, por causa das decorações de natal dos estabelecimentos. Nos dois casos, as reações e reclamações começaram pelo Facebook, com repercussão em outras redes sociais.
O Shopping Cidade Jardim, na zona sul de São Paulo, que adotou como decoração a reprodução de um safari, teve que retirar do cenário dois tapetes sintéticos, imitando pele de zebra. Segundo a defensora dos animais Fátima Chuecco, que iniciou as reclamações via Facebook, apesar de serem imitação, o problema é a mensagem passada às crianças, que veriam no local peles de animais sendo usadas como peças de decoração.
O BH Shopping, em Belo Horizonte, Minas Gerais, é outro que está enfrentando protesto dos defensores de animais. O estabelecimento, que adotou como tema natalino o “Natal no Circo”, reproduz em sua decoração cenas de animais fazendo truques circenses.

Pode-se dizer que o shopping, no mínimo, teve uma idéia infeliz ao escolher este tema, já que devido aos maus-tratos comprovados no treinamento destes animais é cada vez maior o número de países, estados ou cidades, que proíbem o uso de animais pelos circos.
Em Belo Horizonte mesmo, desde dezembro de 2009 a Câmara de vereadores proibiu a apresentação de circos com animais na cidade. No Paraná, desde novembro de 2010, há lei estadual com a mesma proibição. E em âmbito nacional, também tramita no Congresso Nacional Projeto de Lei federal nº 7291/06, que, se aprovada, vai proibir o uso de animais em circos em todo País.
Fonte: Bonde

Você viu?

Ir para o topo