EnglishEspañolPortuguês

Animais de associação estão em risco

31 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Reprodução / Região de Leiria)

Faltam oito dias e não há solução à vista. A Associação Protetora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF) ainda não conseguiu encontrar um terreno para instalar o abrigo da associação e não tem destino a dar a 65 animais.
Desde Setembro, altura em que foi notificada pelo proprietário do terreno na localidade de Pessegueiro, Batalha, para abandonar o espaço, que Céu Romeiro, presidente da associação, reuniu por diversas vezes com autarcas da Batalha e Ourém e o proprietário. Todavia, ainda não conseguiu encontrar solução.
“As pessoas estão dispostas a ajudar mas tudo demora o seu tempo e está complicado conseguir encontrar um lugar em condições, que receba todos os animais, até ao final do ano. Estou muito preocupada com o futuro dos cães”, refere.
Uma das hipóteses para resolver o problema passa pela legalização do terreno, sendo necessário realizar o levantamento topográfico e registar o terreno como pertencente à APAAF. No entanto, a responsável esclarece que não tem dinheiro para realizar o levantamento e não o consegue realizar em tão curto espaço de tempo.
“Preciso de mais uns dias. Não consigo tirar 65 animais dali em tão pouco tempo e a alternativa que tenho – outro terreno que uma pessoa amiga da associação não se importa de doar – precisa de obras antes de acolher os cães”, afirma Céu Romeiro.
Várias associações da região foram contactadas pela presidente para acolher alguns animais, mas o número de respostas ainda não é suficiente para todos os pedidos. Sem saber mais a quem recorrer, Céu Romeiro diz estar “em desespero profundo”.
“Uma coisa é certa, na rua não coloco os animais. Alguns deles vieram de lá, em muito mau estado e não vão voltar para lá. Até já falei com o veterinário, na eventualidade de, em desespero, ter que matar os animais”, lamenta.
Fonte: Região de Leiria

Você viu?

Ir para o topo