EnglishEspañolPortuguês

Operação apreende 300 tartarugas que seriam vendidas em Roraima

24 de dezembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu na quinta-feira 327 quelônios (animais com casco) na região do Baixo Rio Branco, em Roraima.
A maioria dos animais eram fêmeas adultas de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa). Segundo o Instituto Chico Mendes, foi a maior apreensão de tartarugas adultas nos últimos anos na Amazônia.
Seis acusados de pertencer a uma quadrilha especializada em tráfico de animais que atuava em Caracaraí, foram presos. Eles foram autuados em flagrante pela Polícia Federal por crimes contra a fauna, com o agravante de formação de quadrilha e maus tratos aos animais, tornando o crime inafiançável. Os animais foram devolvidos à natureza pelos fiscais do ICMBio e Ibama.
Segundo o Major Vasco Ribeiro, comandante da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da Policia Militar de Roraima, a maioria das tartarugas foram encontradas amarradas e ensacadas, prontas para serem transportadas e vendidas, provavelmente em Boa Vista, por valores entre R$ 300 e R$ 100.
Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo