EnglishEspañolPortuguês

Animais são removidos do Minizoo da Redenção, em Porto Alegre (RS)

20 de dezembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Os 73 habitantes do local serão levados para criadouro em Santa Maria. Foto: Ronaldo Bernardi

Sob protesto de pessoas contrárias à remoção dos animais do Minizoo do Parque Farroupilha, em Porto Alegre, às 14h20min agentes da Guarda Municipal iniciaram o cercamento do local. Em seguida, chegou o caminhão que vai levar os 73 habitantes do local para um criadouro em Santa Maria. Apesar do ânimo mais exaltado de alguns presentes, a operação teve início.
A operação foi concluída por volta das 18h de ontem. Uma hora, faltava apenas a retirada dos macacos do Minizoo. Os reponsáveis pela remoção encontravam dificuldade para retirar esses animais. Uma rede teve que ser utilizada.
Segundo o Ibama, o Minizoo não oferece as condições adequadas para ficar com os animais. Entre os problemas apontados pelo órgão estão a falta de vigilância 24h, poluição e recintos inadequados para as espécies. O instituto informou ainda que a decisão de fechar o local foi da prefeitura de Porto Alegre. Um veterinário do Ibama acompanha a operação no local.
Para o professor de Educação Artística e integrante de ONG que defende Direito dos Animais, Naor Nemmen, 50 anos, este é um momento histórico.
— Estou orgulhoso, já que há 45 anos eu fui trazido aqui e desde então vejo esse lugar como um campo de concentração. Quero guardar essa foto para os meus netos. O Ibama já apontou que não há condições, então será melhor que os animais sejam levados para outro local. Aqui o barulho e a poluição já passaram dos limites e isso não tem dinheiro que resolva — avaliou Nemmen.
Operação é acompanhada por defensores dos diretos dos animais. Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Mais cedo, o integrante do Conselho de Usuários do Parque Farroupilha (Redenção) Roberto Jakubaszko, 60 anos, defendeu que essa decisão deveria ter sido tomada com consulta à população.
— Não é só chegar aqui, numa ação sorrateira, e levar os animais. Isso tem de ser discutido com a população — disse Jakubaszko, que frequenta o parque desde criança e acredita que a melhor solução seria readequar o Minizoo às normas exigidas.
Serão transportados animais como macacos, tartarugas, aves, além de algumas espécies ameaçadas de extinção. Eles irão para o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria.
— Vamos oferecer uma condição bem superior — garante Santos de Jesus Braz da Silva, dono do futuro lar dos animais do Minizoo.
A prefeitura quer tirar de funcionamento o Minizoo porque considera que os animais sofrem com o barulho, a poluição e a ação de vândalos.
O secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, falou com ZH e confirmou que o Minizoo será encerrado esta semana. Sobre o sigilo envolvendo a transferência dos bichos, foi categórico:
— Tem de ter silêncio e não ter movimentação por causa dos animais. É uma operação que, logisticamente, não é muito simples.
Fonte: Clickrbs

Você viu?

Ir para o topo