EnglishEspañolPortuguês

Projeto reeduca ribeirinhos para proteção de peixe-boi

15 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Protegendo a vida na Amazônia: peixe-boi (Foto: Reprodução/Terra)

Parceria entre o Tetra Pak e os Centros de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA) viabiliza uma expedição pelo Rio Uatumã que tem como objetivo reeducar a população ribeirinha a importância da preservação do peixe-boi. A ideia do projeto é mostrar que a extinção do animal causaria um sério problema e prejudicaria a biodiversidade da Amazônia.
A caça desse animal diminuiu consideravelmente seu número de mais de 120 mil para apenas alguns milhares. Preocupados com esta situação, a Tetra Pak apoia o projeto Protegendo a vida na Amazônia. “O peixe-boi é um semeador, com o seu fim muitas espécies de vegetais serão ameaçadas’, diz o diretor de Meio Ambiente do Tetra Pak, Fernando von Zuben.
O programa é dividido em quatro expedições, a primeira está ocorrendo neste mês, a próxima está programada para março e as outras duas acontecerão depois, em intervalos de três em três meses.
Nesta etapa, profissionais especializados do CPPMA ficam a bordo de um barco no Rio Uatumã e realizam palestras e atividades para a população ribeirinha. Eles mostram a importância da preservação do peixe-boi. Durante esses encontros são distribuídos cartilhas e panfletos com informações e dicas sobre como descartar corretamente lixo sem contaminar o rio.
Por causa da caça e, portanto, da rápida redução do número de peixes-boi, eles vêm sendo criados em cativeiro pelo CPPMA, na Vila Balbina (AM). São 48 animais que aguardam a liberação para seu hábitat.
Segundo Zuben, o investimento em todo projeto é de aproximadamente R$ 150 mil. “Já passamos por cinco comunidades, nossa ideia é que por meio de palestras, miniteatros possamos conscientizar a população. A região é muito carente e precisa de uma educação ambiental correta para entender a importância da preservação da nossa biodiversidade.”
Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo