EnglishEspañolPortuguês

Polícia suspeita que empresa jogou cachorros em terreno baldio, no ES

13 de dezembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Moradores de Novo Horizonte encontraram 28 cachorros mortos, dentro de sacos de lixos, jogados em um terreno baldio (Foto: Tatiane Braga/ TV Gazeta)

A polícia suspeita que os 28 cachorros de raça encontrados mortos dentro de sacos de lixo em um terreno baldio, na Serra, no fim de semana, foram recolhidos em clínicas veterinárias e deixados criminosamente no local por alguma empresa responsável por esse recolhimento.
“Normalmente, as clínicas contratam empresas para recolher os animais mortos e levá-los para o aterro sanitário. Nós suspeitamos que alguma empresa recolheu os animais em clínicas veterinárias e deixou no terreno baldio ao invés de encaminhá-los para o aterro sanitário, possivelmente embolsando dinheiro para isso”, afirma o delegado Gilson Rocha, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (DPMAPC).
Segundo o delegado, os cachorros não apresentavam sinais de maus-tratos, mas o crime de dano em desfavor da saúde humana já está caracterizado, porque os animais estavam em avançado estado de decomposição e foram deixados em local habitado, podendo causar danos aos moradores, por contaminação, e à natureza, pelo risco de contaminar o lençol freático. “O crime está previsto no artigo 54 da lei 9605/98 e a pena varia de 1 a 4 anos de prisão”, explica Rocha.
Quatro cachorros foram levados pela Vigilância Ambiental em Saúde da Serra para exames, no domingo (11). O relatório da Vigilância Ambiental verificou que alguns animais estavam com o focinho amarrado e com as patas raspadas, procedimentos utilizados para o recebimento de medicação ou soro, segundo o relatório.
“Não foi possível identificar a causa da morte devido ao avançado estado de putrefação. Não deu para identificar se houve envenenamento, mas não foram encontradas evidências externas de maus-tratos. Nós pedimos a ajuda da população, para denunciar caso tenha qualquer informação que possa contribuir com as investigações”, afirma o delegado. A população pode ligar para o Disque-Denúncia 181.
Entenda o caso
Os moradores do bairro Novo Horizonte, na Serra, Grande Vitória, encontraram 28 cachorros mortos, dentro de sacos de lixos, jogados em um terreno baldio. São cães de raça, como Rottweiler, Pit Bull e Pinscher.
Os moradores contam que um carro, com pessoas que pareciam estar de uniforme, parou e deixou os sacos de lixo no terreno baldio na sexta-feira (9), mas ninguém desconfiou de nada, porque o local é usado como depósito de lixo. No sábado (10), urubus começaram a rasgar as sacolas e chamaram a atenção da população. Só aí os moradores viram que eram cachorros.
“Os urubus rasgaram as sacolas e já estavam arrastando os cachorros para o meio da rua. Alguns já em avançado estado de decomposição”, conta o professor Gil.
O soldador Augusto Santos desconfia que os cachorros vieram de algum canil. “Acho que vieram de canil, porque são muitos e de muitas raças diferentes. É difícil alguém ter uma quantidade dessa em casa. E são cachorros bem tratados”, afirma.
A Prefeitura da Serra informou que uma equipe de Vigilância Ambiental em Saúde foi ao local para avaliar a situação e recolheu amostras para exame na Vigilância Ambiental do município. Informou ainda que aguarda o início das investigações da polícia para que a Secretaria de Serviços faça o recolhimento do restante dos animais e os encaminhe para aterro sanitário. Para acionar o órgão, o número é 3281-9288.
Veja o vídeo.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo