EnglishEspañolPortuguês

Titã piora e precisa passar por transfusão para sobreviver

11 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Reprodução/Região Noroeste)

Piorou a anemia do cãozinho Titã, encontrado enterrado no quintal da casa do tutor na última quarta-feira em Novo Horizonte. Ontem, um hemograma apontou baixo nível das hemácias do sangue. Segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva, o animal precisa de transfusão. “Para a situação atual dele, (a transfusão) seria o ideal”, disse Viviane. Ontem pela manhã, ela entrou em contato com o hospital veterinário da Unirp, em Rio Preto. Foi informada de que só havia uma bolsa de sangue, que seria usada em outro animal. “Se a quantidade que sobrar não for suficiente, teremos de ir atrás de um doador”, disse a veterinária.
Apesar da piora da anemia, Titã apresentou melhoras ontem, de acordo com Marco Antônio Rodrigues, presidente da Associação Protetora Mão Amiga, responsável pelo cão. “Hoje (ontem), o olho dele desinchou um pouco, e ele tem se alimentado e tomado água de coco. Pusemos um outro cachorro perto dele e ele rosnou, o que mostra o poder de reação do animal”, afirmou. Titã ficou cerca de 12 horas enterrado, e foi salvo na última quarta-feira, um dia depois que a associação recebeu denúncia de maus-tratos contra o animal. Representantes da entidade foram até a casa na terça-feira, mas foram impedidos pelo proprietário de apurar o caso. Na manhã do dia seguinte, voltaram ao local e encontraram um monte de terra remexida. Cavucaram e encontraram o cachorrinho enterrado.
Desde então, ele está internado em uma clínica veterinária particular em Novo Horizonte, e corre risco de morte. “O estado de saúde dele ainda é grave, e inspira cuidados”, disse Viviane. Além da anemia, Titã sofreu uma infecção grave de pele, que se alastrou por todo o corpo, e pode perder a visão de um olho. O tratamento tem sido à base de antibiótico, anti-inflamatório e soro.
Comoção
A história do cão comoveu o País. Nos últimos dois dias, foram mais de cem ligações telefônicas para a associação, incluindo a atriz Nany People e também uma brasileira de Boston. Uma médica oftalmologista de Rio Preto se ofereceu para tratar dos olhos do animal. “Ela deve vir aqui na próxima segunda-feira avaliar o Titã”, disse Marco. Uma juíza de Ibitinga, município a 58 quilômetros de Novo Horizonte, enviou para a clínica potes de um alimento especial para cães.
“Ela mandou 12 potes, de mototáxi”, afirmou o presidente da entidade. Ele diz que já recusou várias propostas de doação do cachorro. “A prioridade agora é curá-lo.” A Polícia Civil investiga o caso. O tutor do cachorro, um aposentado de aproximadamente 60 anos, vai ser intimado para prestar esclarecimentos ainda nesta semana. À associação Mão Amiga, ele disse que ganhou o filhote.
Fonte: Região Noroeste

Você viu?

Ir para o topo