EnglishEspañolPortuguês

Flagrante de canibalismo de ursos-polares é alerta sobre aquecimento

10 de dezembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Urso polar macho carrega carcaça de filhote morto: canibalismo estaria aumentando em razão do aquecimento global. (Foto: Jenny E. Ross)

Fotos de um flagrante de canibalismo entre ursos-polares divulgadas durante reunião nesta semana da União Americana de Geofísica estão sendo consideradas um sério alerta sobre os efeitos do aquecimento global na vida animal. Embora os ataques a integrantes da própria espécie não sejam novidade entre os ursos-polares – um estudo de 1985 listou relatos de casos datados desde 1896 -, sua frequência estaria aumentando por causa da pressão do clima.
Captadas pela fotojornalista Jenny Ross, as imagens mostram um urso-polar macho adulto carregando um filhote morto no arquipélago de Svalbard, na Noruega. Pouco depois, o urso se afastou do grupo de observadores e devorou a carcaça do filhote. Segundo o pesquisador Ian Stirling, da Environment Canada, a dieta primária dos animais é composta por focas, normalmente capturadas quando sobem para respirar em buracos e espaços entre os blocos de gelo flutuante no Ártico. Durante os últimos verões, no entanto, o gelo tem desaparecido completamente em algumas regiões do Ártico, dificultando o trabalho dos ursos e fazendo-os procurar por alternativas para se alimentarem, inclusive o canibalismo.
Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo