EnglishEspañolPortuguês

Grupo de direitos animais poderá salvar coelhos de massacre no Canadá

8 de dezembro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Por Bill Graveland (The Globe and Mail)
Tradução por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Reprodução/The Globe and Mail

Surgiu uma luz no fim do túnel para salvar os coelhos que enfrentam a sua pena de morte, em uma bucólica comunidade próxima ao Banff National Park, em Canmore, no Canadá.
A cidade ganhou as manchetes internacionais e enfrentou a ira de protetores de animais devido ao seu plano de exterminar a população de coelhos selvagens que crescia descontroladamente na região.
Houve um debate acalorado na cidade a respeito do assunto. Um site pediu um boicote do turismo, e e-mails ameaçadores foram enviados para a prefeitura. Os incidentes estão sendo investigados pela polícia do Canadá.
Mas as armadilhas aos coelhos e a sua morte em câmara de gás, como haviam sido planejadas, talvez não serão mais necessárias, após uma oferta da Animal Rescue Corps (ARC), organização sem fins lucrativos de proteção animal com sede em Washington, DC.
“A Animal Rescue Corps apresenta para a cidade de Canmore uma solução humana e duradoura para o problema da superpopulação de coelhos selvagens. Quando agimos impulsionados pela compaixão, a solução humana sempre é possível através da colaboração e determinação “, escreveu Scotlund Haisley, presidente e fundador da ARC, em uma carta para a cidade.
“De acordo com um plano de ação, a ARC estará na cidade assim que possível. Uma vez lá, nós prevemos que toda a operação iria durar não mais do que seis semanas (para capturar, esterilizar e transferir 100 por cento dos coelhos), e seria concluída a um custo menor para a comunidade do que o atual plano de capturar e matar”.
Haisley está pedindo a Canmore que exclua imediatamente o plano de extermínio aos coelhos, e permita que os detalhes de seu plano possam ser acordados. A cidade ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Canmore, localizada a 110 quilômetros a oeste de Calgary, esperava começar a lidar com sua população crescente de coelhos neste mês. Foi contratada uma empresa para prendê-los e sacrificá-los em câmaras de gás se não houvesse um acordo com algum grupo local de proteção animal para esterilizá-los e realocá-los.
Veja aqui um vídeo da reportagem.
Segundo o site da ARC, seu propósito é o de acabar com o sofrimento dos animais através da ação direta e compassiva, e inspirar os mais altos padrões éticos de humanidade para com os animais. A prática da organização é a de realizar resgates de animais que são vítimas de abuso e de desastres naturais, para criar a consciência pública do sofrimento dos mesmos e oferecer treinamento e assessoria aos profissionais e voluntários que atuam em abrigos de animais.
“É uma notícia maravilhosa. Absolutamente maravilhosa. É um sonho tornado realidade “, disse Susan Vickery, fundadora da Earth Animal Rescue Society, organização que vem trabalhando com a entidade que luta pela proteção dos coelhos, chamada Save Canmore Bunnies.
“Eles vão capturá-los, tratar deles e castrá-los. Eles têm, literalmente, milhares de voluntários pela América do Norte e eles estão em rede com todos os abrigos, e são enormes “, disse ela.
A sra Vickery esteve muito envolvida com a questão no início deste ano, quando a Universidade de Victoria, em British Columbia, lidou com o problema da população de coelhos selvagens no local. Na ocasião, ela conseguiu um santuário para mais de 100 coelhos na região norte. Ela comentou que ficou um tanto frustrada com a falta de dinheiro público destinada à causa em Canmore, mas disse que isso não deverá ser um problema agora, se a atual proposta de salvamento correr adiante.
“Tem que haver um pouco de negociação com a cidade. Mas a ARC apresenta destreza em sua atuação e também estabelece planos de longo prazo para que problemas como este não se repitam. ”
A Sra Vickery disse que não acredita que a comunidade seja capaz de recusar uma oferta que economizará dinheiro e que permitirá salvar a imagem da cidade perante a mídia internacional.
Os coelhos eram originalmente animais domésticos, mas começaram a ser soltos na cidade nos anos 90, e passaram a procriar desordenadamente. Agora, de acordo com informações oficiais, a população de coelhos de Canmore atingiu a marca de 2000 – um coelho para cada seis pessoas na cidade de 12.000 habitantes.
Os habitantes têm notado que o fato da população de coelhos ser muito abundante representa um problema também pelo fato de atrair predadores como pumas e coiotes, à procura de presas fáceis para alimentação.
Esta não é a primeira estada da ARC no Canadá. No início deste ano, a entidade recolheu mais de 200 cães de rua em Lac Simon, uma comunidade que fica a seis horas de Montreal, e promoveu um mutirão gratuito de esterilização para animais da região.

Você viu?

Ir para o topo