EnglishEspañolPortuguês

Vazamento no Golfo do México reduz população de atum menos que o previsto

7 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Os temores de que o vazamento de petróleo da BP PLC iria dizimar a população de atum-rabilho, que se reproduz no Golfo do México, não se revelaram verdadeiros e a população do peixe provavelmente diminuiu menos de 4%, concluiu um estudo do governo federal americano.

Foto: Associated Press

O petróleo do maior vazamento da história dos Estados Unidos cobriu cerca de um quinto do habitat da nova geração do peixe no Golfo e cientistas temiam que isso poderia prejudicar a população futura.
Uma análise da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, agência mais conhecida pela sigla em inglês NOAA, concluiu com base em dois modelos diferentes que o vazamento “provavelmente causará uma redução de menos de 4% na biomassa futura” de atum-rabilho no Golfo do México.
A análise se baseia na suposição de que até 20% dos filhotes foram mortos ou esterilizados pelo vazamento. Isso se traduz numa possível redução de 4% na população futura, embora o número final possa ser ainda maior.
Os cientistas da NOAA admitiram que a análise deles foi influenciada pelas “incertezas” associadas à tarefa complicada de monitorar cardumes, além da pequena amostra do peixe estudada.
Russel Miget, especialista em qualidade ambiental e frutos do mar da Universidade Texas A&M, que não participou do estudo, disse que a análise do atum-rabilho, em conjunto com outros dados, sugerem que o impacto do vazamento na vida marinha foi “menor que o que preocupava as pessoas na época”. Mas “o estudo do comportamento dos peixes não é uma ciência exata”, disse ele. “Você pode realizar vários estudos, mas quando coleta uma amostra de peixe ou larvas, é impossível garantir o suficiente para ter certeza absoluta” do impacto do derramamento.
Com informações do WSJ Americas
Nota da Redação: E as outras espécies?

Você viu?

Ir para o topo