EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 200 mil cavalos poderão ser mortos para o consumo humano, nos EUA

4 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana  (da Redação)

Foto: Ecorazzi

O cavalo, símbolo da América, sairá das pradarias para terminar nas panelas. Os Estados Unidos derrubaram a proibição do consumo de carne equina que estava em vigor há cinco anos. Com isso, calcula-se que cerca de 200 mil cavalos serão mortos ao ano para o consumo humano e que grande parte da carne retirada será enviada para a Europa, Ásia, México e Canadá. Se para os animalistas é algo amargo de engolir, outros veem abrir uma nova oportunidade econômica, informou o jornal italiano Corriere Della Sera.
O cavalo sempre foi sinônimo de liberdade, companheirismo e um dos principais protagonistas do cinema. Sempre ao lado do homem nas histórias, é considerado por muitos como um animal doméstico, chegando a ser comparado a cães e gatos.
Em maio de 2007, os grupos em defesa dos animais já haviam manifestado que gostariam que as fábricas de abate e fabricação de carne em Dekalb, Illinois fechassem as portas. A proibição de abater cavalos para fins alimentares foi celebrada como uma vitória contra aquilo que sempre foi definido como uma bárbara matança.
Há ainda um obstáculo econômico, pois o Congresso tem defendido também a proibição de utilizar recursos federais para a inspeção da carne de cavalo. Antes de acabarem no matadouro, os cavalos devem ser inspecionados e considerados apropriados para consumo. Esta operação envolve recursos específicos que, com a crise e os cortes públicos, deverá ficar no papel. No entanto, as instalações já podem recomeçar a funcionar em um mês, advertem as associações de proteção dos direitos animais.
Os protetores já estão trabalhando em manifestações e ações jurídicas.
A população equina dos EUA é de 7 a 9 milhões, com idade que varia até 10 anos. De acordo com o site stophorseslaughter.com , em 2005, cerca de 90 mil cavalos foram mortos para atender ao mercado exterior.
Mesmo que o Departamento de Agricultura assegure que no momento não existe nenhuma facilidade para a matança de cavalos para o consumo humano, muitos investidores estão prontos para entrar nesse negócio. Na Califórnia e em Illinois a matança de cavalos é proibida por lei.

Você viu?

Ir para o topo