EnglishEspañolPortuguês

Ativistas protestam em Madri contra o mercado de peles

4 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Dani Pozo/AFP

Ativistas da organização internacional pelos direitos animais, AnimaNaturalis, realizaram neste domingo (4) um protesto na Plaza de Espana, em Madri, na Espanha, para denunciar a morte de animais para a produção de peças e produtos que usam peles verdadeiras.  Com a chegada do inverno na Europa aumentam as vendas principalmente de casacos de peles.
Amontoados, com os corpos tingidos de vermelho, simbolizando sangue, homens e mulheres deitaram nus no chão para chamar a atenção da cruel indústria peleira. A Plaza de Espana é uma das mais importantes de Madri, de onde sai a Gran Via, principal artéria da cidade.
A cada ano mais de 60 milhões de animais são brutalmente assassinados por conta de suas peles.
Foto: Dani Pozo/AFP

A organização explica que os visons, furões, raposas, coelhos, focas, lontras, vacas, chinchilas – e até cachorros e gatos, na China -, “são assassinados para que suas peles sejam transformadas em roupas e acessórios”.
Esse é o sétimo ano consecutivo que a AnimaNaturalis Espanha organiza o protesto, que tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores sobre o cruel mercado de peles e, ao mesmo tempo, mostrar as alternativas éticas, sustentáveis. Os consumidorese podem experimentar roupas feitas com tecidos que não sejam de origem animal, como o algodão, o linho e a microfibra.
Nos últimos anos, a sensibilidade da sociedade em relação ao sofrimento dos animais está aumentando, principalmente no que diz respeito a esse tipo de indústria.
No Reino Unido e na Irlanda, as fazendas dedicadas a esse tipo de negócio são consideradas ilegais. Na Holanda, a importação de produtos derivados de focas também foi proibida.
Ações
Em setembro, a ANDA lançou no Brasil o documentário Skin Trade da diretora californiana, Shannon Keith,  que revela as atrocidades cometidas pela indústria de peles.
Enquanto a indústria não acaba, muitos projetos contra a cruel atividade estão sendo discutidos no legislativo. A Câmara  dos Deputadosl está prestes a aprovar um projeto que condena o uso de peles em eventos de moda. Há três meses, West Hollywood, na Califórnia proibiu a venda de artigos de pele animais.
 

Você viu?

Ir para o topo