EnglishEspañolPortuguês

Aprovado projeto que protege fauna silvestre dos fios de alta tensão

2 de dezembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

da Redação

Foi aprovado nesta terça-feira, 29, na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei 668/2011, que determina às concessionárias de energia a adoção de medidas que impeçam o acesso de  mamíferos silvestres aos fios de alta tensão.

A proposta do Deputado Estadual Feliciano Filho prevê medidas de proteção aos animais, tais como instalação de cones que impeçam o acesso dos animais à rede elétrica, a colocação de fios encapados ou o aumento da distância entre os fios para acabar com o risco de contato. O projeto prevê ainda criação de corredores ecológicos onde houver trânsito desses animais.

“Macacos, gambás e até preguiças escalam os postes onde, em contato com os fios, acabam sendo mortos ou mutilados. É dever do Estado defendê-los,” explica o deputado Feliciano.”

As concessionárias que não se adaptarem poderão pagar multa de 7 mil reais por poste, que será revertida a entidades de proteção animal estabelecidas no local da infração.

O projeto pode ser votado em plenário a qualquer momento. Confira o texto na íntegra aqui.

Você viu?

Ir para o topo