EnglishEspañolPortuguês

Ex-prefeito de Campinas (SP) é acusado de abandono e maus-tratos de animais

1 de dezembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Polícia apura crime de abandono de filas em imóveis usado como escritório político do ex-prefeito.

Cão da raça fila brasileiro en casa da Nova Campinas que era usada como escritório político pelo ex-prefeito Hélio (Foto: Janaína Maciel/AAN)

A Polícia Civil investiga um possível crime de abandono de animais na casa que foi usada como escritório político e sede de empresas de parentes do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), em Campinas (SP). Não há ninguém morando na residência, que fica no bairro Nova Campinas, a não ser três cães da raça fila brasileiro — de grande porte.

Dois dos animais estão extremamente debilitados. De tão magros, as costelas estão em evidência e não há indícios de que tenham sido alimentados nos últimos dias. O flagrante foi feito pela reportagem do Correio após denúncias de moradores do entorno que estão indignados com o abandono dos cães no local. A Delegacia de Proteção aos Animais registrou ontem (30) um boletim de ocorrência (BO) denunciando os maus-tratos.

A casa está vazia desde o escândalo que afastou Hélio do Executivo municipal. Antes, além de escritório, a residência era a moradia do servidor público Edmar Gonçalves Nunes, o Mineiro. Ele teve seu nome relacionado ao escândalo que derrubou Hélio depois de declarar que residia na empresa da primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, cuja sede seria no mesmo imóvel. Desde que o processo começou, os vizinhos não o viram no local.

A reportagem esteve na manhã de ontem no endereço e tentou localizar algum responsável pelos cães. Ninguém foi encontrado. No quintal da casa — área onde os cães ficam —, o mato está alto e não há potes com água ou comida. De tão debilitados, os cães demoraram a se aproximar da grade do portão, e só o fizeram após serem insistentemente chamados. Vizinhos afirmaram que os cachorros estão abandonados há pouco mais de dois meses.

“Eles estão definhando no local. Costumo passar por aqui em diversos horários e nunca vi ninguém. Antes, eles estavam saudáveis, agora estão em pele e osso. É um absurdo”, afirmou a dona de casa S.M. Um grupo com cinco mulheres que trabalha em uma empresa próxima a casa viu o carro da reportagem e se aproximou para também denunciar o abandono dos cães. “Até tirei fotos deles. Estão assim há mais de um mês. Alguém tem que fazer alguma coisa. Ainda bem que vocês vieram”, disse uma delas. Um funcionário de um consultório vizinho da casa afirmou ter visto um homem que entra no imóvel uma vez a cada semana e logo vai embora. “Mas, nesta semana, não vi movimentação nenhuma”, disse.

Policiais da delegacia estiveram no local na tarde de ontem e encontraram um homem que se dizia segurança do imóvel. Apenas dois cães estavam no local. O vigilante afirmou que foi contratado para alimentar os animais, o que faz uma vez ao dia. Ele disse que os cães pertencem a Hélio e negou que os animais estivessem abandonados. Ele não permitiu a entrada dos policiais na casa. Um veterinário parceiro da delegacia examinou um dos animais que está debilitado. O outro não foi encontrado. “Ele está bem abaixo do peso. Vou fazer um parecer e encaminhar para a delegacia sobre o assunto”, afirmou o veterinário, que pediu para não ter o nome divulgado.

Fonte: RAC

Você viu?

Ir para o topo