EnglishEspañolPortuguês

Poluição causa a morte de milhares de peixes em rio de Portugal

10 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Milhares de peixes mortos tornaram a cobrir o rio Almonda em Azinhaga, Golegã, em Portugal. A população aponta o dedo às descargas poluentes provenientes de Torres Novas, mas não se sabe ao certo qual a causa. Esta já não foi a primeira vez este ano que os peixes apareceram mortos no rio, situação recorrente sempre que se registam chuvas mais fortes nos últimos 15 anos.

O cenário de mortandade prolonga-se por três quilômetros de rio em Azinhaga e foi dado a conhecer pelo presidente da junta de freguesia local. Vítor Guia explicou a O MIRANTE que a situação foi verificada na sexta-feira, 28 de outubro, e que o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Torres Novas foi contactado de imediato. “O que nos disseram é que foram descargas de poluentes e que iam dar conta à Rede Hidrográfica do Tejo (ARH-Tejo), às Câmaras Municipais de Golegã e Torres Novas e à Direcção Regional do Ambiente”.

Mas esta é uma situação que já é frequente, várias vezes por ano, nos últimos 15 anos, sempre que vêm as chuvas. “Sempre que chove há descargas e uma mortandade de peixes no rio Almonda”, referiu Vítor Guia. Segundo o presidente da junta, pelo local passaram também posteriormente funcionários da Câmara Municipal da Golegã, que terão recolhido, estima, entre 500 a 600 quilos de peixe morto.

“Há exatamente um ano tive uma reunião com o presidente da ARH-Tejo que nos disse que dali por um ano o problema estava resolvido. O certo é que passado este tempo está tudo na mesma”, constatou.

A situação é confirmada por Lúcio Oliveira, morador e pescador profissional, apontando a responsabilidade para o município torrejano, de onde afirma virem as descargas poluentes, e à Câmara da Golegã, por omissão. “As forças políticas nacionais e locais não têm feito quase nada para resolver a situação”.

Segundo fonte ligada aos serviços ambientais na região, ainda não se sabe o que provocou a mortandade de peixes no rio Almonda. Mas a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, que gere o saneamento na zona, emitiu um fax às entidades competentes no dia 24 de outubro, segunda-feira, dando conta de uma avaria na estação elevatória de Riachos, Torres Novas.

Com informações de O Mirante 

Você viu?

Ir para o topo