EnglishEspañolPortuguês

Gato perdido há 2 meses em aeroporto morre depois de ser encontrado

10 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Jack, o gato que ficou perdido no Aeroporto Internacional JFK de Nova York, nos EUA, há 61 dias e que chamou a atenção de todos os amantes de animais pelo mundo, morreu neste domingo, 12 dias depois de ter sido encontrado. Ele tinha entre 5 e 6 anos de idade, disse a tutora Karen Pascoe, que o adotou em 2008. As informações são do jornal The Day.

Jack durante tratamento (Foto: Reprodução/Facebook)

Quando Jack, um gato amarelo de pelo longo, caiu do telhado no terminal aduaneiro do aeroporto, no dia 25 de outubro, tudo parecia ter finalmente terminado bem. Em agosto, enquanto a tutora se preparava para embarcar para a Califórnia, ela foi avisada pela companhia aérea American Airlines de que o gato havia fugido da caixa de transporte.

Depois de ter caído do telhado, Jack foi levado para um hospital veterinário no Queens. Na quarta-feira passada ele foi transferido de ambulância para um hospital de Manhattan para que pudesse ser supervisionado por especialistas em cuidado intensivo, contou Meredith Daly, a veterinária que estava à frente do caso.

No domingo à noite, porém, ele foi sacrificado.

Devido à severa desidratação e má nutrição, a pele de Jack estava tão fina que estava se rompendo facilmente, tornando o animal propenso a infecções graves e disfunções dos órgãos. Apesar de todas as medidas adotadas, como alimentação intravenosa, antibióticos e uma operação, os veterinários sugeriram que o gato fosse sacrificado.

“De 40% a 60% do corpo de Jack estava afetado devido à desidratação dos tecidos, que não tinham mais fluxo sanguíneo”, explicou Daly.

Uma página no Facebook foi criada em homenagem ao gato (“Jack the Cat Is Lost in AA Baggage at JFK”). Até ontem mais de 24.400 pessoas haviam acessado.

“Jack passou por muitas coisas, e a última coisa que queríamos era que ele sofresse mais. Agradecemos todos que estiveram nessa jornada conosco”, dizia o texto publicado no domingo, depois de anunciada a morte. Os comentários, que chegaram a três mil, expressavam a tristeza de todos pelo ocorrido.

A American Airlines divulgou comunicado dizendo que estava “profundamente entristecida” pela morte de Jack e ofereceu sinceras desculpas aos tutores.

“Nosso coração também vai para os amigos de Jack e para todos da comunidade de amantes de gatos que passaram a gostar dele desde o seu desaparecimento”, reitera o comunicado.

A tutora de Jack, em entrevista pelo telefone, disse que visitou Jack no sábado. “Ele estava tão fraco…”
No domingo, Jack morreu cercado pelos amigos da tutora, inclusive aqueles que ela conheceu enquanto fazia buscas para encontrá-lo.

Você viu?

Ir para o topo