EnglishEspañolPortuguês

SOS Vira-Lata defende castração e guarda responsável, em SC

9 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Guaratuba tem cerca de 16 mil cães. Muitos deles vivem nas ruas, mas a maioria deles não podem ser chamados de “animais sem tutor”.

A estimativa é de Joseane Trevisan, presidente da SOS Vira-lata (Associação de Apoio Integral aos Animais Domésticos de Guaratuba). Ela cita estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), segunda as quais aproximadamente 25% dos animaisvivem soltos. Em Guaratuba, como no restante do Litoral, o índice é muito, muito maior.

Joseane conta que a maioria dos animais que estão na rua tem tutor, mas vivem soltos sem nenhum cuidado, sujeitos a maus-tratos, abandono, doenças, crias indesejáveis e a acidentes.

A entidade, sem fim lucrativos, recentemente entrou com um pedido de Utilidade Pública junto a Câmara de Vereadores, um requisito para poder receber recursos do município. Mas, por causa de uma falha na  redação do projeto pelo Legislativo, o projeto acabou sendo vetado pelo Executivo. Joseane agora espera que a própria prefeitura elabore um novo projeto e o encaminhe à Câmara.

Em busca de recursos

Fundada em 2007, a SOS Vira-lata ainda não tem sede própria, mas já conta com 30 associados, entre eles muitos voluntários e alguns contribuintes.  Seus fundos vêm de doações particulares e parcerias, como a que tem com a clinica São Camilo – que faz de 3 a 5 castrações por semana. Recentemente, recebeu uma doação para comprar terreno e construir uma sede, que poderá abrigar e tratar  animais  abandonados. Faltam agora recursos suficientes para manter o funcionamento da entidade.

A associação tem retirado das ruas centenas de cães e gatos abandonados, encontrando lares responsáveis, provisórios ou casas de recuperação. O principal trabalho, no entanto, é a castração, que evita a proliferação destes animais. Cada operação custa entre R$ 80,00 e R$ 120,00, já com o desconto feito por um clínica veterinária.  A meta é realizar 1.000 castrações por ano.

Além das castrações, a associação vem fazendo um trabalho de conscientização da população de Guaratuba sobre a guarda responsável de animais de estimação. A partir de 2012 deverá levar este trabalho às escolas.

Outra atividade importante são as feiras de filhotes, realizadas em parceria com várias empresas da cidade. Elas têm sido importantes para encontrar lares para os animais.

A SOS Vira-lata aceita doações de ração, jornal, material higiênico e remédios. As doações em dinheiro só são aceitas através de depósito nas contas bancárias da associação.

Feira de Filhotes
Dia 19 (sábado)
Das 11h às 15h
Clinica São Camilo (Av. Ponta Grossa, 506)

Doações
Bradesco  Ag.6011c/c 94-9
B.B.         Ag. 2100-8 c/c 15909-3

www.sosviralata.com.br / contato: 9883-9051 Joseane Trevisan

Fonte: Correio do Litoral

Você viu?

Ir para o topo