EnglishEspañolPortuguês

Vídeo mostra milhares de pássaros voando em bando

6 de novembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Imagens do ‘murmuration’, como é chamado, foram publicadas na internet. Fenômeno foi flagrado em rio da Irlanda, informa autora.

Imagem do vídeo com a revoada de estorninhos. (Foto: Reprodução)

Duas jovens que remavam num rio registraram um evento natural impressionante: o voo de milhares de estorninhos num enorme bando, fenômeno conhecido como “murmuration” (murmúrio, em inglês, devido ao barulho que as aves fazem nesta quantidade).

O “murmuration” é um sinal da chegada do inverno europeu. Os estorninhos deixam terras mais frias, como a Escandinávia, e voam para o Reino Unido, onde os ventos do Oceano Atlântico amenizam o frio.

Neste caso, a dupla que registrou o voo estava remando no Rio Shannon, na Irlanda, conforme informações publicadas no site do pequeno documentário que editaram e publicaram na internet. O bando imenso muda de forma e direção constantemente, com um senso de coordenação surpreendente.

Cientistas ainda não conseguiram explicar exatamente como uma quantidade tão grande de pássaros consegue voar de forma coordenada, sem colidir. Em 2008, uma dupla de italianos instalou câmeras para registrar a movimentação dos estorninhos em três dimensões. Sua conclusão foi que um fator importante para determinar o comportamento do grupo é a quantidade de aves que o compõem. Em alguns casos, eles contaram até 2.700 pássaros em uma só revoada.

Assista ao vídeo:

 

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo