EnglishEspañolPortuguês

Vereador diz que falta vontade para tirar animais das ruas, em Angra dos Reis (RJ)

5 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Angra dos Reis (RJ), vereador Ilson Peixoto (PT), disse que falta vontade política e não dinheiro para resolver a questão dos animais de rua. O assunto foi debatido ontem (3) durante uma reunião da comissão, que aconteceu no plenário da Câmara.

– Primeiro é preciso orientar a população e depois prover a manutenção dos serviços, através de programas contínuos. Dinheiro a prefeitura tem, o que falta é vontade política – disse o vereador.

Para Maria Cristina, representantes da Sociedade Angrense de Proteção aos Animais (SAPA), a castração dos animais seria uma das soluções para o problema.

– Não adianta falar em construção de Centro de Zoonoses, o que precisamos é de um programa de castração. Quando houver em Angra um governante com pulso firme, a questão será solucionada – comentou a Maria Cristina.

Lili, moradora do Abraão e participante da sociedade protetora dos animais, também acredita que o problema seja político.

– Em Angra os programas não têm continuidade. Muda-se a gestão e o projeto fica para trás. O que precisamos é de planejamento e que este tenha continuidade, independente do prefeito – afirmou Lili.

Cláudia Grego, da vigilância em Saúde, explicou que o município tem um projeto para levar para as comunidades um veículo adaptado para castração dos animais.

– Este veículo castraria animais de rua e animais cujos donos são de baixa renda – informou Cláudia.

Ainda assim, a coordenadora de zoonoses, Luciana Borges, opinou que antes de tudo é necessário que haja o fortalecimento da educação em saúde.

– Sem a educação nenhum projeto vai à frente – declarou Luciana.

Participaram ainda do encontro representantes da secretaria de Saúde de Angra e os vereadores Cordeiro (PT) e Manoel Parente (PHS).

Embora o grupo não tenha concluído as discussões, o tema da próxima reunião da comissão será o acolhimento aos portadores de câncer no município, contando com a presença da Associação dos Portadores de Câncer e Amigos de Angra dos Reis (APCAR).

Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo