EnglishEspañolPortuguês

Dia mundial contra a caça das baleias

5 de novembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Reprodução/Lastampa

Acabar definitivamente com o massacre dos cetáceos é o que pedem a Entidade Nacional de Proteção Animal (ENPA) e outras associações em defesa dos animais ao governo japonês, em ocasião do dia mundial de protesto contra a caça de baleias, programada para este sábado, dia 5 de novembro. É nesta data que os baleeiros japoneses começarão a matança.

Os ativistas da proteção animal da Itália estarão, a partir das 10h, na frente da Embaixada Japonesa em Roma para protestar. “A cada ano navios japoneses avançam nas áreas protegidas, os santuários do Oceano Antártico, e matam milhares de animais de espécies particularmente protegidas”, explica Ilaria Ferri, diretora científica da ENPA.

Segundo algumas estimativas, desde 1986 até hoje, são cerca de 20 mil as baleias mortas pelos japoneses. Oficialmente, recordam os animalistas, a caça de baleias é proibida. Mas o Japão contorna essa proibição sob o pretexto da “pesquisa científica”.”

O governo australiano em meses anteriores denunciou o Japão ao Tribunal Internacional de Haia, com o argumento de que as baleias, de fato, não são propriedade de nenhuma nação. O pedido de abertura de processo pelo governo australiano é uma luz verde para sanções contra o governo de Tóquio. Estas penalidades deveriam haver um efeito não apenas punitivo, mas, acima de tudo, de dissuasão para desestimular os baleeiros nipônicos a cometer mais massacres.

Você viu?

Ir para o topo