EnglishEspañolPortuguês

Rottweiler arrastado por carro passa por tratamento inédito com células-tronco

3 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Procedimento, que se estenderá até 21h,
deve evitar amputação da pata mais ferida

Foto: Reprodução/EP Piracicaba

O  rottweiler arrastado pelo próprio tutor por uma caminhonete, a uma distância de pelo menos um quilômetro, passa na noite desta quinta-feira (3) por um procedimento cirúrgico com a utilização de células-tronco. O tratamento, que deve evitar a amputação da pata mais ferida do animal, é inédito em Piracicaba, segundo o médico que cuidado do caso, Armando Frasson.

Frasson explica que, durante a tarde, o animal passou por um primeiro procedimento no qual o ferimento foi avaliado com o cão sedado. Segundo o veterinário, na avaliação ficou constatada a possibilidade de manter o membro, já que, apesar dos ferimentos profundos, um pequeno pedaço do tecido permaneceu intacto, ligando as extremidades da pata.

O cachorro deu entrada no centro cirúrgico da clínica Frisson por volta das 18h15 e, nesta segunda cirurgia, serão implantadas células-tronco para recompor os tecidos ósseos e musculares.

“Não é um procedimento comum. É a primeira vez em Piracicaba que células-tronco são usadas nesse tipo de tratamento. Não é possível prever, mas imagino que a cirurgia se estenda até as nove horas da noite”, disse Frisson.

O médico veterinário explica, entretanto, que, além das células-tronco, serão utilizados pinos e placas, conforme a necessidade. Daí a longa duração da cirurgia, que vai reconstituir a pata anterior esquerda do rottweiller.

O animal teve várias lesões na pata que, com o atrito com o solo, teve gastos pele, músculo e tendões até atingir a parte óssea. Os ferimentos foram tão profundos que pedaços de asfalto foram encontrados grudados no osso do bicho.

Investigação
A Polícia Civil localizou, na tarde desta quinta, o dono do cão, que dirigia a picape no momento em que o animal foi arrastado no bairro Alto, na tarde de quarta-feira. O mecânico Cláudio César Messias afirmou ter arrastado o cachorro por acidente.

Fonte: EPPiracicaba

Você viu?

Ir para o topo