EnglishEspañolPortuguês

Filhote de porco-do-mato foge de fogo em MT e se esconde em residência

3 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Filhote de porco-do-mato que fugia de queimada buscou refúgio em casa (Foto: Corpo de Bombeiros)

Um filhote de porco-do-mato foi encontrado dentro de uma casa na tarde desta quinta-feira (29) no município de Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma moradora procurou ajuda dos bombeiros após encontrar o animal dentro da própria casa.

”Uma senhora ligou falando que encontrou o animal no quintal da casa dela. Recolhemos e levamos para a médica veterinária”, explicou o soldado Rodrigo Zineze, da 5ª Companhia do Corpo de Bombeiros. O animal estava assustado, porém sem nenhum ferimento.

De acordo com Zineze, o animal tem menos de 30 dias de vida. Depois de ter recebido os cuidados médicos, o filhote foi levado para o quartel, onde é amamentado com leite em mamadeira pela veterinária e pelos próprios bombeiros. Mas ele deverá ficar pouco tempo no quartel. “Ele deverá ser solto em uma área de reserva nos próximos dias”, frisou o soldado.

Outro resgate

Há duas semanas, este é o segundo resgate de um animal silvestre dentro de uma residência da cidade. Na semana passada, segundo os bombeiros, moradores encontraram uma jiboia no terreno de uma casa. Ela foi resgatada e solta em uma reserva florestal localizada nas proximidades de Nova Mutum.

Nos casos registrados, os animais são capturados e são submetidos por exames de médicos veterinários. Nesta época do ano, os animais vão parar nas cidades à procura de abrigo.

Queimadas

Jiboia é resgatada dentro de residência em MT (Foto: Corpo de Bombeiros)

Com o período de estiagem e baixa umidade do ar, o número de focos de incêndio florestal aumenta. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, diariamente são registrados em média de cinco a sete focos de incêndios no município. Até o início da tarde desta sexta-feira (30) os profissionais atenderam mais três ocorrências.

“Nesse período aumenta o número de animais que capturamos em residências e quintais, eles estão fugindo das áreas queimadas e buscando refugio na cidade”, explicou o tenente João Paulo Queiroz.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo