EnglishEspañolPortuguês

Bangladesh acolherá três santuários de golfinhos

31 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

No mangal de Sundarbans  vivem duas das espécies de mamíferos mais ameaçados do mundo: o golfinho-do-ganges (Platanista gangetica) e o Golfinho-de-Irrawaddy (Orcaella brevirostris). O aumento da salinidade da água, a poluição e a pesca têm contribuído para o desaparecimento destas espécies.

“Decidimos declarar as áreas Dhangmari, Chandpai e Dudhmukhi de Sundarbans como santuários de golfinhos para que estes animais possam sobreviver num ambiente seguro”, refere Tapan Kumar Dey, um oficial de conservação de vida selvagem. Dey explicou que estas três áreas foram identificadas como hotspots de golfinhos pela Wildlife Conservation Society’s Bangladesh Cetacean Diversity Project (BCDP) que tem desenvolvido vários estudos no Bangladesh.

Os ambientalistas referem que o ecossistema aquático de Sundarbans suporta uma variedade impressionante de cetáceos. O golfinho-de-ganges encontra refúgio nas regiões mais a norte de Sundarbans e o golfinho-de-Irrawaddy vive nas zonas mais a sul, próximo da Baía de Bengal.

A decisão do departamento da floresta coincide com um novo estudo do BCDP que também relata avistamentos do boto-do-índico (Neophocaena phocaenoides) e do golfinho-corcunda do IndoPacífico (Sousa chinensis) no oeste de Sundarbans. Estas duas espécies, normalmente avistadas ao longo da costa, migram para o rio durante o inverno, quando o nível de salinidade é mais elevado.

“Este ano encontramos muitos destes golfinhos durante o nosso estudo, pouco tempo depois das chuvas quando os níveis de salinidade são mais baixos. A sua presença na região nesta altura pode ser uma indicação do aumento da salinidade”, refere Rubaiyat Mansur Mowgli, investigador principal do BCDP. “A diminuição de fontes de água doce e o aumento do nível médio da água do mar devido às alterações climáticas estão afetando a população de golfinhos.”

A criação dos santuários será remetida, em breve, ao Ministério do Ambiente.

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo