EnglishEspañolPortuguês

Jacaré sem habitat é resgatado em área urbana de Sergipe

30 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Um jacaré foi capturado pelo Pelotão Ambiental no Bairro Santa Maria na manhã de ontem. Conforme o Soldado Erick, que participou da operação, o animal silvestre é o maior já apreendido pelo pelotão medindo 1,80. “Recebemos a solicitação de que havia um animal vizinho ao muro do aeroporto, no Bairro Santa Maria. Embora seja comum esse tipo de apreensão na área esse foi o maior animal encontrado”, informa.

De acordo com o soldado, quando o Pelotão chegou ao local os populares já haviam laçado o animal por medo de que ele avançasse sobre alguém, já que o jacaré havia se alimentado de três aves do criadouro de um dos moradores. Entretanto, tal atitude não é aconselhada pela corporação. “A pessoa que ligou para fazer a denúncia informou que ele já havia comido três galinhas dele. Quando chegamos lá o pessoal já tinha laçado o animal e ele estava preso em um terreno abandonado. Nunca se deve tentar fazer a captura desse animal. O aconselhável é deixá-lo quieto e entrar em contato com o 190, e uma equipe treinada vai fazer a captura, porque temos o material, as técnicas”, explica.

Segundo o soldado a crença é de que o animal seja proveniente de um lago próximo ao aeroporto ou do Canal Santa Maria e atribui o aparecimento desses animais, que tem se tornado cada vez mais frequente, à degradação ambiental. “É um animal que vive nessa região de lagoa, restinga, e tem sido muito comum o aparecimento dele devido à degradação de seu habitat. A expansão imobiliária desordenada acaba ocupando áreas em que esses animais vivem, e eles, sem ter para onde ir, acabam indo para a cidade. Isso faz também com que a gente acredite que a zona de alimentação está bem restrita, é por isso que ele sai em busca de outros locais.”, explana.

Fonte: Correio de Sergipe

Você viu?

Ir para o topo