EnglishEspañolPortuguês

Animais são adotados em ação social de universidade, no MS

29 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Adotantes preenchem um cadastro para que o Hospital acompanhe o animal adotado. Foto: Decom

Aconteceu, no último dia 27, a feira para vermifugação e adoção de animais realizada pelo Hospital Veterinário da UNIGRAN, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados e o Clube do Vira-Lata. Durante todo o dia, acadêmicos e profissionais se dividiram para atender os cães e gatos que vinham ser medicados e auxiliar os visitantes na escolha de um animal. O evento integrou também a programação especial de aniversário dos 35 anos da Instituição.

Várias pessoas que passaram pela feira haviam se programado antes e buscavam um tipo específico de animalzinho. Outros, porém, acabaram sendo atraídos pela movimentação e saíram do local com um novo ‘amigo’. Foi o caso de Weslley Viana Valério, 18, que passava pelo local com amigos e decidiu adotar um gatinho. Segundo ele, adotar é mais interessante porque “evita que animais fiquem pela rua, passando fome”. O que, de fato, é a realidade de vários animais abandonados.

Weslley e todos os novos tutores saíram da feira com instruções sobre como cuidar dos animais e, para aqueles que levavam um filhote para casa, um vale-castração. Essa iniciativa impede que a população de cães e gatos sem lares aumente ainda mais e não prejudica o animalzinho, podendo ser até benéfica.

Segundo a professora Lidiane Zanata Corrêa, a feira foi um sucesso. “Vieram mais de 80 animais”, relata. Até o meio da tarde, restavam apenas quatro cães e ainda apareciam pessoas buscando outros animais. No fim da ação o saldo foi positivo. Dos 88 animais disponíveis para adoção, cerca de 70 foram para casa.

O verdadeiro desafio enfrentado pelos veterinários era convencer os visitantes a levar para casa os cães adultos. “A procura é mais por filhotes”, explica Lidiane. Várias pessoas também buscavam cães de porte pequeno, por não terem o espaço exigido por um cão maior.

Ainda assim, Lidiane conta que vários dos cães adultos encontraram novos lares. “As pessoas estão vendo os [animais] adultos e levando, elas acabam se sensibilizando com a situação dos animais”. Ela lembra que o animal adulto possui maior imunidade e seu comportamento já é definido.

Mesmo com o alto índice de adoção alcançado pela feira, diversos animais ainda esperam um lar no CCZ de Dourados e na casa de diversos protetores.

Interessados em adotar um animal, podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses localizado na rua G Vinte, Jardim Guaicurus, ou entrar em contato pelo telefone (67) 3411-7752.

Fonte: Agora MS

Você viu?

Ir para o topo