EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de animais que vivem em canil de Portugal correm o risco de ficar desabrigados

28 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

A Associação Protetora dos Animais Abandonados de Fátima (APAAF), em Portugal, tem até ao próximo dia 31 de dezembro para retirar os animais do canil, que está instalado num espaço cedido por um particular, no Pessegueiro, a seguir à Giesteira. O “ultimato” deixou a associação desesperada, que, neste momento, tem à sua guarda 60 cães e alguns gatos.

“Para além do choque que é ver destruir um sonho, para a APAAF que não tem meios próprios para alugar ou adquirir outro espaço com características e equipamento semelhantes, é esmagador imaginar ter que equacionar a hipótese de abandonar os animais à sua sorte ou pensar na hipótese de proceder à sua eutanásia”, desabafa Céu Romeiro, presidente da associação. A este problema acresce o fato da pessoa que “mais ajuda a associação com o tratamento diário de todas as necessidades que os animais têm” desejar voltar para o seu país de origem, o Brasil.

“Apelamos a todos ajuda para encontrar terreno, onde se possam construir instalações ou com construção já feita e que se possa adaptar para que possamos acolher condignamente os animais que albergamos”, afirma Céu Romeiro, que se mostra disponível para efetuar protocolo com qualquer instituição (pública ou privada) que queira ajudar a associação.

“Precisamos da ajuda de todos – do Santuário de Fátima, da Câmara Municipal de Ourém, da Câmara Municipal da Batalha, da Junta de Freguesia de Fátima, das empresas de ferro, empresas materiais de construção civil, empresas de construção civil, das imobiliárias, dos hotéis, das agências de viagens e de todas e quaisquer instituições públicas ou privadas, que tenham em si a boa vontade de nos ajudar a construir um canil/gatil para acolher todos os animais que precisem da nossa ajuda”, afirma.

“Agradecemos também a oferta de ajuda de associações de proteção animal que estejam dispostas a receber alguns destes animais a título provisório e com contrapartidas a suportar pela APAAF (alimentação, veterinário ou qualquer outra despesa que seja necessária), até conseguirmos arranjar uma solução efetiva para os animais”, acrescenta.

Recorde-se que a Associação Protetora dos Animais Abandonados de Fátima nasceu em 2009, com a missão de resgatar, alimentar, cuidar e dar para adopção responsável animais abandonados. Para além disso, para sensibilizar as pessoas para o bem estar animal, sobretudo para os muitos animais que são abandonados no concelho de Ourém, incluindo Fátima e arredores, nos concelhos da Batalha, Pombal, entre outros.

Na altura, a associação visitou um espaço no Pessegueiro, que estava bastante degradado e com o acordo com as pessoas que lá vivem, conseguiu começar a instalar os animais no canil que lá existia.

Desde essa data em diante, foram efetuados grandes melhoramentos, visto que o espaço, embora esporadicamente recebesse animais, sobretudo nas férias dos tutores, estava em péssimas condições para poder ter animais residentes.

Com a ajuda e orientação de pessoas ligadas à Câmara de Ourém, foram-lhe prestados serviços sob a forma de donativo e as obras foram efetuadas, pelo menos as mais urgentes. O espaço recebeu o nome de Quinta da Paz dos Animais.

A APAAF já apanhou na rua, retirou do canil municipal de Ourém e recebeu animais em perigo que lhe são entregues por gente empenhada em ajudar mas que não tem condições de os ter cerca de 350 animais. Cerca de 220 animais foram entregues para adoção. A associação aceita donativos, quem quiser ajudar pode contatar Céu Romeiro (918453070).

Fonte: Notícias de Fátima

Você viu?

Ir para o topo