EnglishEspañolPortuguês

Secretaria Especial dos Direitos Animais completa três meses

25 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) completa três meses amanhã, 25. Desde a sua criação, a pasta vem trabalhando em várias frentes, com o objetivo de combater os maus-tratos e realizar um efetivo controle reprodutivo de animais domésticos.

Estima-se que existam mais de 500 mil animais abandonados somente em Porto Alegre, o que corresponderia a um para cada três habitantes. Outro dado que chama atenção é a quantidade de cães e gatos abandonados, principalmente às margens das rodovias, na época de verão. “Em decorrência dos dias mais longos, na primavera e no verão o cio das gatas pode ocorrer de 21 em 21 dias e dura de cinco a dez dias. Cada ninhada pode dar até quatro filhotes. No caso de cães, uma fêmea de porte grande pode gerar dez filhotes, enquanto que a pequena pode dar em média três de uma só vez”, explica a veterinária da Seda, Márcia Generasca.

A expectativa da primeira-dama, Regina Becker, voluntária responsável pela Seda, é de que, daqui a dez ou 15 anos, a Capital se torne referência no cuidado animal e que todos tenham um tutor responsável, um lar e o respeito do próximo. “É um trabalho de formiguinha que, além do controle reprodutivo e do combate aos maus-tratos, começa com a conscientização da sociedade sobre a vida animal”, diz Regina.

Atendimento

Entre 20 de setembro e 18 de outubro, a equipe de veterinários da Seda castrou 72 cães e 30 gatos. Parte dos 102 animais operados foi recolhida pela secretaria após atropelamento e maus-tratos, e outra parte chegou através do 156 da prefeitura e de protetoras independentes.

Foto: Divulgação

Já o projeto Bicho Amigo Unidade Móvel 2 castrou, entre os meses de julho e outubro, 1.098 animais domésticos em bairros e vilas em processo de remanejamento e transferência, como as vilas Dique e Nazaré. O outro ônibus, Bicho Amigo Unidade Móvel 1, doado pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), será utilizado num convênio entre a prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para atendimento nas vilas Chocolatão, Santa Terezinha e Bernardino Silveira Amorim e nos loteamentos Arco Íris e Bela Vista. O veículo está adaptado com todo o instrumental em atendimento às exigências legais dos Conselhos Regional (CRMV) e Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e possui compartimentos para acomodação de cães e gatos. As ações envolvem exames laboratoriais e nutricionais, procedimentos pré-operatórios e esterilização de cães, gatos e cavalos.

O 156 tem sido uma das ferramentas mais utilizadas pela população para denunciar o descaso com os animais. Em grande parte, eles são atendidos na secretaria e permanecem sob os cuidados dos demandantes. Em outras situações, são retirados das ruas, tratados, castrados e abrigados na Área de Medicina Veterinária da Seda até a doação. Em três meses, 15 cães, na maioria adultos, receberam um lar.

Casos de abuso e maus tratos também podem ser denunciados pelo e-mail [email protected]

Fonte: Portoweb Verde

Você viu?

Ir para o topo