EnglishEspañolPortuguês

Governador de Ohio é pressionado a acabar com a compra de animais silvestres

25 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Foto: Animals Change

Devem existir menos de 3.200 tigres em todo o mundo, mas você pode se surpreender como é fácil adotar um desses grandes felinos. Ou 18.

Na semana passada, quando Terry Thompson, de Zanesville, Ohio (EUA), abriu a jaula de 18 tigres – e de dezenas de leões, lobos, ursos e primatas –, deu um trágico fim aos animais: 49 deles foram mortos pela polícia local. Os poucos que sobreviveram (o leopardo da foto é um deles) foram mandados para o Zoológico Columbus, onde vivem em cativeiro.

É fácil apenas culpar o governo local pelas mortes dos animais, mas a trágica história inicia muito antes do dia em que eles foram soltos. Tudo começa com a fraqueza das leis do país que consideram perfeitamente legal que uma pessoa tenha seu próprio zoológico.

Por isso, Liz Dumler, estudante da Universidade de Ohio, lançou uma campanha no change.org solicitando ao governador John Kasich que proíba imediatamente a venda, a posse e o alojamento de animais silvestres.

Em poucos dias, mais de 90 mil pessoas aderiram à campanha. Na sexta, o governador convocou coletiva de imprensa para assinar uma lei executiva sobre animais silvestres.

Quando Kasich assumiu o cargo, havia uma norma de emergência elaborada pelo seu predecessor, proibindo que as pessoas comprassem esses animais. Mas o governador Kasich avaliou que tal medida não deveria ser imposta porque “prejudicaria pequenos negócios”. Ou seja, zoológicos à beira de estrada e eventos como lutas encenadas entre ursos e humanos. Depois, o governador deixou a norma expirar.

Para Kasich a nova lei enfatiza a importância de se respeitar as leis atuais em torno da crueldade contra animais e pediu uma moratória temporária sobre os leilões com animais. Ele não fez, entretanto, nenhuma menção à compra de animais silvestres.

“Estou muito feliz que o governador Kasich esteja tomando medidas em resposta à trágica situação ocorrida em Zanvesville semana passada, mas ainda não há regulamentação sobre os animais silvestres de Ohio para prevenir que algo assim aconteça de novo”, disse Liz na sexta-feira. “O mundo assiste e as pessoas não estão felizes com o que estão vendo. Esta nova lei executiva mostra que o governador está ciente de nossas preocupações, mas é decepcionante que ele ainda não tenha se comprometido a proibir a posse e o comércio de animais silvestres”, completou.

Kasich definiu o prazo de 30 de novembro para que sejam enviadas propostas para um novo estatuto que regulará o assunto. Liz Dumler planeja continuar pressionando o governo para instituir uma lei que proíba a venda e a guarda de animais silvestres.

Liz afirma que a falta de regulação permite que tragédias como a da semana passada aconteçam. “A morte desses animais inocentes não pode ter sido em vão, vamos mudar as leis de Ohio em memória a eles.”

Assine a petição clicando aqui.

As informações são da Animals Change.

Você viu?

Ir para o topo