EnglishEspañolPortuguês

Cartaz da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo propaga ideia de violência contra animais

24 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Alexandra Lima G. Pinto
[email protected]

Divulgação

Não sei quem já o cartaz e a vinheta da 35 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (www.mostra.org), que neste ano infelizmente traz uma imagem, de Maurício de Souza, que propaga a ideia de vingança e violência em relação aos animais, ao mostrar um bisão correndo atrás de um homem pré-histórico, que na sequência, o persegue com uma lança, finalizando com um churrasco.

Fiquei muito desapontada, pois acompanho a Mostra há vários anos e os cartazes em geral são belos e inspiradores, sempre trazendo o traço de um cineasta homenageado ou de algum artista renomado (os cartazes estão todos disponíveis na internet).

Enviei uma carta à Mostra, que copioaqui (abaixo). Espero que, como eu, outras pessoas também se manifestem pois considero que, tendo em vista o alcance da Mostra, nacional e internacionalmente, isso não poderia simplesmente “passar em branco”.

“À Organização da Mostra:

Gostaria de manifestar meu desapontamento em relação ao cartaz/vinheta da 35 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ao longo de todos esses anos, não apenas os filmes, mas os cartazes sempre trouxeram uma visão inovadora e bela, engajada e humanista da Arte e do Cinema, assim como é legado do seu idealizador, Leon Cakoff, que infelizmente nos deixou este ano, no qual, infelizmente também, o cartaz propaga uma idéia estereotipada, violenta e vingativa sobre a relação da humanidade com os animais. Isto é lamentável!

Justamente neste momento em que é urgente uma cultura de paz e em que muitos estão trabalhando pela divulgação de idéias e ideais de transformação na relação da humanidade com a natureza como um todo e de maior respeito aos animais e seus direitos, isso me decepcionou bastante, ainda mais considerando o respeito e a admiração que sempre tive pela Mostra, que acompanho há muitos anos.

Considero que esse cartaz desrespeita a grandiosidade da Mostra, ao mostrar uma visão reducionista da história da humanidade e ainda fazer uma propaganda de mau gosto de um hábito retrógrado que gera sofrimento aos animais, devastação à natureza e doenças aos seres humanos. Uma pena associar a imagem da Mostra com essa visão antropocêntrica, machista e especista. Espero que nos próximos anos, a Mostra volte a trazer em seu cartaz imagens que nos inspirem e abram novos horizontes!
Atenciosamente,
(Nome, Cidade, Estado)”

Você viu?

Ir para o topo