EnglishEspañolPortuguês

Abrigos de animais dos EUA proibirão adoção de gatos pretos na época do Dia das Bruxas

22 de outubro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

Se você espera ver uma porção de gatos pretos no dia 31 de outubro, data em que se comemora o Dia das Bruxas em muitos países, você pode se desapontar.

Abrigos de animais de todos os Estados Unidos proibirão a adoção de gatos pretos no período das festas, pois temem a possibilidade de que crueldades animais aconteçam contra os felinos, que sempre estão no centro das atenções nessa época, pois são alvo de muitas superstições e rituais, conforme informações do jornal Daily Mail.

Foto: Reprodução/Daily Mail

 

As organizações de resgate geralmente incentivam a adoção de gatos nessa cor, que são negligenciados por todo o estigma que os envolve.

A organização Cat’s Cradle, em Morganton, é uma das que protege seus gatos pretos nessa época, conforme explica a diretora executiva Lynda Garibaldi. “As pessoas fazem coisas horríveis com os gatos neste mês, especialmente os pretos. Quero dizer rituais de tortura e sacrifício.”

Algumas instituições em Maine também estão restringindo as adoções em outubro.

Já a entidade Orfanato Animal, em Old Town, reconhece que muitas pessoas usam os gatos pretos com a finalidade de sacrifício. A Sociedade Humanitária de Waterville também impõe restrições similares e não permite a adoção destes animais até que o Dia das Bruxas passe.

Foto: Reprodução/Daily Mail

 

Entretanto, curiosamente, nem todos pensam assim. A Sociedade Humanitária de Bangor, por exemplo, discorda que hajam perigos adicionais relacionados à adoção de gatos pretos em outubro.

A relações públicas da entidade diz que a Sociedade Americana de Prevenção à Crueldade Animal (ASPCA) fez uma extensa pesquisa sobre o assunto e não encontrou relações entre o Dia das Bruxas e o sacrifício de gatos pretos.

“Usamos nosso bom senso e sempre selecionamos nossos adotantes. Fazemos muitas perguntas e se a pessoa fala alguma coisa, se comporta ou se veste de uma forma que acreditamos por em risco a segurança do gato, então não será permitida a adoção.”

Gail Buchwald, vice-presidente do abrigo da ASPCA em Nova York, diz: “Por que penalizar mais ainda os animais limitando as oportunidades em que eles podem ser adotados?”

“Pensando no comportamento, não há diferença entre a cor do gato. O que acontece é que existe toda uma mitologia sobre o animal, como não permitir que ele cruze seu caminho ou que ele seria algum presságio do mal, que é ultrapassada.”

Não está claro quantos abrigos proibirão a adoção de gatos pretos nesta temporada, disse Kim Intino, diretor dos abrigos animais da Sociedade Humanitária dos EUA, mas a tendência é que isso desapareça junto com a proibição de adotar coelhos na Páscoa ou filhotes na época do Natal.

“Se existir alguém que queira fazer rituais com os animais, então o Dia das Bruxas é a época para tal, mas um bom processo de adoção elimina esse problema”, disse Intino. “Incidentes decorrentes de abusos acontecem de qualquer forma, mas proibir a adoção de gatos pretos não é a solução.”

Você viu?

Ir para o topo