EnglishEspañolPortuguês

Manifesto pede libertação e disponibilização imediata de cães da UEM para adoção

21 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Um manifesto no início da tarde desta sexta-feira (21) vai pedir a libertação e a disponibilização imediata dos cães que estão no biotério da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para adoção. A ação estava prevista para as 13 horas, no portão principal da instituição.

No último dia 7, a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Fundações e Terceiro Setor de Maringá apresentou ação civil pública contra a UEMpedindo a suspensão, por meio de liminar, da utilização de cães para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia.

No texto, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) sustenta que os cães da raça beagle são mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central da UEM e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. Depois de sacrificados com overdose de anestésico, as carcaças dos animais são incineradas. As irregularidades são confirmadas por laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR).

Conforme o integrante da Ong Anjos dos Animais, Flavio Mantovani, devido à liminar, a UEM não não tem motivos pra continuar com esses cães. “Esperamos que a reitoria se sensibilize como movimento e libere os cães hoje”, afirma. O último protesto organizado pela ong ocorreu no último sábado (15).

Por meio da assessoria de imprensa, a UEM informou que o gabinete da reitoria está preparando uma nota de esclarecimento sobre o caso, que deve ser divulgada ainda nesta sexta-feira. Até o final desta manhã, a UEM informou que ainda não havia recebido a notificação por parte da justiça.

Abaixo-assinado

Além disso, há um abaixo-assinado online pela libertação e disponibilização imediata dos cães da UEM para adoção. Na primeira meia hora em que foi colocado no ar, houve 300 assinaturas, conforme Mantovani.

O documento, destinado ao Ministério Público do Paraná, Varas cíveis de Maringá. Reitoria da UEM, Juiz Siladelfo Rodrigues da Silva, CRMV-PR, OAB-PR, solicita que todos os cães ali residentes sejam IMEDIATAMENTE colocados sob a tutela da Ong Anjos dos Animais, de Maringá, de responsabilidade de Eloisa Murta.

“Tal medida (LIMINAR) visa preservar estes cães de futuros maus-tratos, bem como atende ao apelo do Promotor de que os animais sejam disponibilizados, para sua posterior adoção, por pessoas de caráter comprovadamente IDÔNEO, o que claramente não está configurado pela UEM e seus responsáveis legais”, diz o texto. (…) “Pedimos o acatamento desta solicitação com base ainda na forte comoção popular gerada pelos fatos agora do conhecimento da população brasileira, indignada com a sucessão de fatos apurados e que constam do processo do Ministério Público do Paraná”.

Fonte: O diário

Você viu?

Ir para o topo