EnglishEspañolPortuguês

Sagui é encontrado dentro de academia, em Volta Redonda (RJ)

20 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ DV

Uma fêmea sagui foi encontrada na manhã do dia 19 dentro de uma academia no bairro Jardim Amália, nas proximidades do Hospital Himja. O animal foi capturado após diversas denúncias feitas à Guarda Municipal de Volta Redonda. Segundo as reclamações, há alguns dias o sagui estaria entrando em algumas residências na Rua Miguel Couto.

De acordo com a Guarda Municipal, desde ontem uma estrutura havia sido montada na localidade na tentativa de encontrar o animal. Porém, a ação terminou sem sucesso.

Biólogos foram acionados na manhã do dia 18 e auxiliaram na remoção do sagui, que estava encurralado na área da piscina da academia. O animal foi retirado do estabelecimento sem sofrer qualquer lesão ou ferimento. Ele foi levado para o Zoológico Municipal.

De acordo com o biólogo, Jadiel Teixeira, o animal é natural do Nordeste, mas, com o tráfico de animais, houve também a soltura do sagui no Sul Fluminense.

– Ele vem avançando cada vez mais para as cidades, por isso o sagui já se tornou um animal urbano – comentou o biólogo.

Ainda segundo Jadiel, o sagui se alimenta basicamente de filhotes e ovos de pássaros, além de insetos, mas também podem comer frutas e outros alimentos que possam ser oferecidos pelo homem.

– No meio urbano ele acha comida mais facilmente. O ideal é não alimentar os animais, porque eles sabem se virar sozinhos. Encontrando alimento fácil eles podem se aproximar cada vez mais das residências e passar até a entrar nas casas – disse Jadiel.

O biólogo contou que o parque de Volta Redonda recebe frequentemente saguis que sofreram acidentes na rede elétrica, pois é muito comum que eles se desloquem pelos fios.

O sagui capturado na manhã de hoje é uma fêmea adulta que está perfeitamente sadia. A previsão é que na próxima quarta-feira o animal seja encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Seropédica, onde está em andamento um programa de castração destes animais.

– Ela será castrada e devolvida à natureza – finalizou o biólogo.

Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo