EnglishEspañolPortuguês

Estudantes da Universidade Estadual de Londrina (PR) esterilizam cães e gatos

20 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Estudantes da UEL esterilizam cães e gatos em Telêmaco Borba. Divulgação/Agência UEL de Notícias

Cerca de 80 cães e gatos de Telêmaco Borba (196 km de Londrina) foram esterilizados nos últimos dias por estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dentro do projeto de extensão “Esterilização cirúrgica de cães e gatos em Telêmaco Borba”, a atividade é ligada ao projeto de extensão da UEL “Controle de Natalidade de Cães e Gatos em Londrina e região”.

O mutirão foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba, ONG “”Amigos do melhor amigo do homem de Telêmaco Borba” (Amahteb) e a UEL. Neste trabalho foram esterilizados 31 machos e 27 cadelas, com peso entre 4,5 e 35 quilos, e 12 machos e 13 gatas.

Os trabalhos foram desenvolvidos em ambientes com boa infraestrutura e equipamentos fornecidos pela prefeitura e ONG, e a receptividade da comunidade foi muito grande. Além dos procedimentos cirúrgicos foram proferidas palestras e orientações sobre manejo e bem-estar animal, ressaltando-se a importância do controle de natalidade desses animais para a saúde pública.

Participaram da atividade, que deve ser repetida em outras localidades, a professora Carmen Hilst, como coordenadora, os professores Fernando De Biasi e Maria Isabel Martins do Departamento de Clínicas Veterinárias, como supervisores, oito estagiários, os bolsistas Élio Moreira Junior e Mariana Micheleto, do projeto Regiane Heffer e a médica veterinária residente Giovana Giuffrida. Pela ong trabalharam dez voluntários supervisionados pela veterinária Ana Cláudia Tibúrcio, da Prefeitura de Telêmaco Borba.

Fonte: O Diário

Você viu?

Ir para o topo