EnglishEspañolPortuguês

Autoridades querem esterilizar 300 mil macacos no norte da Índia

19 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

As autoridades do estado de Himachal Pradesh, na Índia, afirmaram nesta terça-feira que vão esterilizar os macacos da região para controlar a superpopulação de símios, oferecendo 7,50 euros por cada animal capturado.

O governo regional informou que tem como objetivo esterilizar 200 mil dos cerca de 300 mil macacos que vivem no estado. “Vamos revisar essa ameaça dos macacos com maior eficácia por meio da criação de 25 centros de esterilização em todo o estado. Estes centros estarão equipados com profissionais altamente qualificados”, disse o governo em comunicado.

Em estados fundamentalmente agrícolas, como Himachal Pradesh, os camponeses costumam direcionar sua ira contra os macacos e outros animais selvagens, acusando-os de serem os responsáveis por estragos em suas colheitas.

Há um ano, as autoridades desta região anunciaram que tinham esterilizado quase 23 mil macacos, medida que, para desespero dos agricultores locais, não proporcionou nenhum resultado efetivo. A falta de sucesso da iniciativa fez com que o parlamento autorizasse algo cruel: a sua caça.

No entanto, a decisão acabou causando a indignação de muitas pessoas, já que o macaco faz parte de uma lista de animais – junto com o urso, o touro, o tigre, a pantera e o leão – que representam divindades hindus e estão protegidos por lei.

Com informações do Terra

Você viu?

Ir para o topo