EnglishEspañolPortuguês

Tartarugas marinhas e carcaças de baleia aparecem em praias de Ilha Comprida (SP)

18 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Especialistas do Instituto de Pesquisas de Cananéia (Ipec) e do Departamento Municipal de Ecologia e Pesca da Prefeitura realizam estudos para descobrir os motivos que levaram ao aparecimento de grande número de carcaças de baleia nesse ano nas praias da região. Somente no final de setembro, foram encontradas três carcaças, a última delas, um macho de oito metros da espécie Jubarte, na praia do Boqueirão. Nesse ano, somam doze carcaças encontradas.

O biólogo Maurício Santiago, do Departamento de Ecologia e Pesca, afirmou que os estudos visam identificar onde as baleias morreram e os motivos que levaram à mortandade. Nas praias, elas já apareceram em estado de decomposição ou ossadas, daí a dificuldade nas análises.

Tartarugas vivas

Também em setembro, foram recolhidas três tartarugas marinhas vivas nas praias da Ilha Comprida. O resgate conta com apoio da população, que aciona os órgãos ambientais, do Corpo de Bombeiros, Prefeitura da Ilha, Ipec, Polícia Ambiental e Icmbio. As três tartarugas encontradas em balneários diferentes foram encaminhadas ao Corpo de Bombeiros e aos órgãos ambientais para tratamento e posterior soltura em alto mar.

O trabalho de resgate conta com trabalho de técnicos do Ipec, a veterinária Cíntia, a bióloga Ana Rita, e os técnicos da Prefeitura da Ilha, Cristian Negrão da Silva, Mauricio e Aguinaldo. A orientação para quem encontrar animais marinhos nas praias é acionar o Corpo de Bombeiros 193, a Polícia Ambiental (13) 38412410 ou o Departamento de Ecologia e Pesca da Prefeitura (13) 3842 7000.

Fonte: Diário de Iguape

Você viu?

Ir para o topo