EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Rio Claro (SP) ultrapassa a marca de mil castrações

18 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde, presta atendimento em ações que preveem conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais, em especial cães e gatos.

A guarda responsável, conceito que incentiva o tutor a adotar cuidados básicos com o animal, já é, há tempos, tema de palestras que o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do CCZ realiza com frequência em escolas, associações e entidades que solicitam essa orientação.

Com o funcionamento do Centro Cirúrgico, devidamente equipado, deu-se início à castração gratuita de animais em 18 de abril deste ano. Estimativas dão conta de que existam 35 mil cães e oito mil gatos no município. O objetivo principal é controlar a população de animais e, com isso, obter resultados também na redução de zoonoses (doenças transmitidas por animais), acrescentando-se que a ação deve, ainda, reduzir os casos de maus-tratos de que são vítimas os cães e gatos.

As cirurgias visam, num primeiro momento, aos bairros mais distanciados do Centro, onde se constata maior número de cães e gatos soltos nas ruas, como o Novo Wenzel, Bonsucesso, Nova Rio Claro e Terra Nova.

Em cinco meses de funcionamento, 1.014 animais já foram castrados – número atualizado em 23 de setembro, sendo 125 cães, 426 cadelas, 162 gatos e 301 gatas. Fêmeas são prioridade na castração.

De acordo com a veterinária responsável Camila Ramos Alves, a meta inicial era castrar 100 animais por mês. “Por dia, atendemos de 10 a 15 e o número é cada vez mais crescente. Temos uma lista de espera de três meses”, explica.

Neste momento, priorizam-se as áreas onde se concentram pessoas mais carentes, que não têm como castrar seus animais de companhia em clínicas particulares. O trabalho de triagem é realizado em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), sendo feito o cadastro do responsável pelo animal e, posteriormente, o agendamento do procedimento cirúrgico.

Para reverter o grande número de cães e gatos na cidade, Camila defende a guarda responsável. “É muito fácil abandoná-los nas ruas, sem lhes dar os cuidados necessários. Se cada um cumprisse com o seu papel, a população de animais abandonados seria bem menor”, conclui.

O Centro Cirúrgico atua com um médico veterinário e um auxiliar, e ambos estão em ação em tempo integral, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quando houver necessidade, um segundo veterinário fica disponível para realizar as cirurgias necessárias. Para mais informações: 3527-0309. Local: Rua Alfa, s/nº, Distrito Industrial.

Fonte: JC

 

Você viu?

Ir para o topo