EnglishEspañolPortuguês

Governador da Califórnia anuncia medida de falsa proteção aos tubarões

18 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Tradução e adaptação por Vanessa Perez (da Redação)

Barbatana de tubarão à venda em Chinatown – São Francisco (Foto: About.com)

A Califórnia (EUA) agora se juntou ao Hawaii, Washington e Oregon para eliminar a venda de barbatanas de tubarão. Mas a aparente preocupação em proteger os animais logo se revela falsa ou contraditória.

Recentemente o governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou a Lei de Proteção aos Tubarões, mas infelizmente, ele também assinou um projeto de lei que permite a pesca de tubarões. A comercialização das barbatanas de tubarão é uma prática cruel em que se cortam as barbatanas do animal e depois jogam novamente seu corpo no mar, ainda vivo, e ele morre por ataque de predadores, sangramento e sufocamento. As barbatanas de tubarão têm um alto valor monetário e são normalmente usadas em sopas, uma cara iguaria na cultura chinesa. Como resultado da demanda, a população de algumas espécies de tubarão caiu em 90%.

Enquanto esta prática é ilegal nos EUA, a proibição apenas significa que os corpos dos tubarões devem ser levados aos portos juntamente com as barbatanas. A venda das barbatanas que chegam por importação continua sendo legal – o que é uma grande incongruência de uma medida que supostamente se preocupa com a proteção desses animais.

 * As informações são do site About.com.

Você viu?

Ir para o topo