EnglishEspañolPortuguês

Grilos machos são 'gentis' com suas parceiras

17 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Wikipedia/ Roberto Zanon

Os grilos campestres da Espanha fazem gentilezas com as fêmeas da mesma espécie, afirma um estudo de entomologistas britânicos publicado nesta quinta-feira no site da revista Current Biology.

Observações com câmeras revelaram que os grilos abrigam as fêmeas em suas tocas diante da ameaça de um predador, protegendo as parceiras do perigo.

Os pesquisadores, da Universidade de Exeter, analisaram mais de 200 mil horas de imagens gravadas durante duas temporadas de acasalamento do grilo campestre espanhol (Gryllus campestri).

“Muita gente pensa que a gentileza é um comportamento exclusivamente humano (…) de alguna forma relacionado à educação, à inteligência ou ao afeto”, observou Rolando Rodríguez Muñoz, da Universidade de Exeter, um dos autores do estudo.

“Mas demonstramos que até pequenos insetos machos, que não podem ser descritos como inteligentes e carinhosos, são gentis e protetores com sua fêmea”.

Estas observações revelam que atrás da gentileza pode haver outras motivações além da bondade e do refinamento.

Rodríguez Muñoz destacou que tal comportamento contraria o sugerido anteriormente por outros pesquisadores, que pensavam que os grilhos machos apenas tentavam ocultar as fêmeas em suas tocas para afastá-las dos concorrentes.

O novo estudo conclui que seu comportamento, muito além de ser violento, é na verdade de proteção, e os grilhos machos são recompensados porque passam mais tempo com as fêmeas, o que lhes permite procriar mais e ampliar sua linhagem.

“Realmente parece que os machos esperam que as fêmeas estejam protegidas do perigo” antes de entrar com ela na toca, disse Tom Trequenza, outro autor do estudo. “A proteção da fêmea parece ser a prioridade”.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo